Importância da comunicação entre pais e professores

Manter a comunicação entre pais e professores ao longo do ano letivo é a chave para o sucesso do aluno. A pesquisa mostrou que os alunos se saem melhor na escola quando seus pais ou responsáveis estão envolvidos. Aqui está uma lista de maneiras de manter os pais informados sobre a educação de seus filhos e incentivá-los a se envolver.

Manter os pais informados

Para ajudar a abrir as linhas de comunicação, mantenha os pais envolvidos em tudo o que seus filhos fazem na escola. Mantenha-os informados sobre eventos escolares, procedimentos de sala de aula, estratégias educacionais, datas de atribuição, comportamento, progresso acadêmico ou qualquer coisa relacionada à escola.

Utilize tecnologia

A tecnologia é uma ótima maneira de manter os pais informados, pois permite que você divulgue informações rapidamente. Com um site de aula, você pode postar tarefas, datas de vencimento de projetos, eventos, oportunidades de aprendizagem estendidas e explicar quais estratégias educacionais você está usando em sala de aula. Fornecer seu e-mail é outra maneira rápida de comunicar qualquer informação sobre o progresso dos alunos ou problemas de comportamento.

Reuniões entre pais e professores

O contato cara a cara é a melhor maneira de se comunicar com os pais e muitos professores escolhem essa opção como sua principal forma de comunicação. É importante ser flexível ao agendar conferências porque alguns pais só podem comparecer antes ou depois das aulas. Durante a conferência, é importante discutir o progresso acadêmico e as metas, o que o aluno precisa fazer e quaisquer preocupações que os pais tenham com seus filhos ou com a educação que estão recebendo.

Relatórios de progresso

Os relatórios de progresso podem ser enviados para casa semanalmente, mensalmente ou algumas vezes por ano. Essa forma de conexão dá aos pais evidências tangíveis do progresso acadêmico de seus filhos. É melhor incluir suas informações de contato no relatório de progresso, apenas no caso de os pais terem perguntas ou comentários sobre o progresso de seus filhos.

Boletim mensal dos filhos

Um boletim informativo é uma maneira simples de manter os pais informados com informações importantes. No boletim informativo, você pode incluir: metas mensais, eventos escolares, datas de vencimento de tarefas, atividades de extensão, oportunidades de voluntariado, etc.

E então, o que achou das dicas?

Não deixe de ler também – Como envolver os pais na educação dos filhos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.