Microsoft faz pareceria com ONGs para investir em capacitação profissional no Brasil

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 14 milhões de pessoas estavam desempregadas no Brasil até novembro do ano passado. Já segundo pesquisa da McKinsey Global Institute Analysis, até 2030, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo precisarão aprender novas habilidades para seus empregos devido à automação.

Visando a capacitar a força de trabalho para o futuro, a Microsoft vem criando diversas iniciativas de educação em parceria com empresas, governos, entidades sem fins lucrativos e organizações não-governamentais para que a população tenha acesso a cursos e certificados que possibilitem a recolocação e a ascensão profissional.

Dentre estas Iniciativas de capacitação estão parcerias da Microsoft com as principais ONGs, tais como a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN), a Recode, Trust for the Americas, Instituto Crescer e Softex, que possibilitam que jovens e adultos possam iniciar ou melhorar suas trajetórias com base em uma qualificação adequada.

De acordo com uma pesquisa da Brasscom divulgada em 2019, o Brasil terá um déficit de profissionais de TI de 290 mil até 2024, o que indica que o País deve continuar a viver uma escassez de talentos e uma lenta transformação digital.

Lúcia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil, conta que a Microsoft busca diminuir essa lacuna por meio de investimentos em programas de habilidades digitais fundamentais e promovendo o acesso à computação inclusiva.

“Apenas em 2019 investimos mais de R$ 48,3 milhões para levar a tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais e mais 79 mil adolescentes, que participaram de treinamentos patrocinados, permitindo o avanço da digitalização do país e proporcionando emprego na economia digital”, afirma Rodrigues.

Iniciativas da Microsoft

Dentre outras iniciativas da companhia está o anúncio da parceria com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) por meio do “Escola do Trabalhador 4.0”.

A plataforma de ensino remoto com capacidade de atender até 5,5 milhões de candidatos a emprego até 2023, contará com cursos da Microsoft de alfabetização digital, computação em nuvem, Inteligência Artificial e ciência de dados. Além disso, a empresa disponibilizará 58 instrutores para orientações personalizadas para cerca de 315 mil brasileiros.

Por fim, a Microsoft ainda criou os programas Microsoft Learn, que possui mais de 225 roteiros de aprendizagem, mais de mil módulos em diversos idiomas para auxiliar alunos a aprimorarem suas habilidades técnicas; o AcademIA, um hub de ensino para profissionais interessados em Inteligência Artificial dentro do Microsoft Learn; uma parceria com o LinkedIn Learning para 96 cursos gratuitos que ficarão disponíveis para os brasileiros até dezembro de 2021; e conteúdos de Letramento Digital e Produtividade disponíveis nas páginas da Microsoft.

“Ao possibilitarmos o acesso ao conhecimento tecnológico com base nas tendências do trabalho para o futuro, buscamos incentivar as oportunidades de emprego para os profissionais brasileiros, além de visar o desenvolvimento econômico por meio da digitalização do País”, finaliza Lúcia Rodrigues.

E então, gostou desta notícia?

Não deixe de ler também – Microsoft lança cursos gratuitos para capacitar 100 mil mulheres para o mercado de tecnologia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.