Como conseguir uma gestão de tempo eficaz para estudar

Conseguir obter uma gestão de tempo eficaz e conseguir equilibrar trabalho, família e estudos pode acabar tornando-se um grande desafio. 

Muitas pessoas possuem uma rotina puxada e extremamente cansativa, e algumas delas acabam se perdendo, afinal muitas vezes parece que as coisas conspiram contra. 

No entanto, vale frisar que nada é impossível. Em síntese, com organização e determinação pode-se alcançar resultados impressionantes em vários âmbitos da vida e atingir o tão esperado sucesso. 

Contudo, para você conseguir atingir esses objetivos, será necessário uma gestão de tempo eficaz. Ela pode ajudar em melhores resultados no trabalho e nos estudos para concursos, vestibulares e Enem. Acompanhe as sugestões a seguir!

Gestão de tempo – Monte uma programação semanal

Monte uma planilha com os seus afazeres do dia-a-dia e bloqueie atividades que tem que fazer diariamente, como por exemplo, buscar as crianças da escola, almoço, tempo para estudar e trabalhar em projetos. 

Todavia, seu trabalho deve ter um cronograma definido, afinal você também precisará contornar isso. Ademais, não esqueça de programar algum tempo de descanso. 

Ou seja, guarde um pedaço do seu tempo para assistir um filme, passar um tempo com os amigos, etc. Monte o cronograma e cumpra-o, ou tente fazer o máximo de tarefas possível que você se propos. 

Regra de três

Depois de realizar o planejamento do tempo, anote três afazeres que você deve realizar a cada dia. Ao finalizar um, marque-o, isso pode gerar uma sensação boa e positiva de trabalho concluído, ao término das 3 tarefas faça uma nova. 

Dessa maneira, você pode enxergar o seu progresso completo e não ficará sobrecarregado por assumir tarefas demais de uma só vez. 

Produza entre as tarefas de casa

Quando você está no aconchego do lar e quer procrastinar algumas atividades, é fácil pensar nos afazeres banais que precisa fazer. Todavia, se mudar sua mente pode tornar-se seu tempo bastante produtivo. 

Um exemplo simples e eficiente, por exemplo, quando coloca a roupa para lavar, você pode usar o tempo em que a máquina está funcionando, para desempenhar alguma atividade produtiva. 

Esses pequenos macetes podem fazer a diferença na gestão de tempo e transformar tarefas simples em tempo produtivo consciente. 

Não realize diversas tarefas de uma vez

Abraçar o mundo não é uma boa opção, afinal você será mais eficiente se concentrar em um trabalho de cada vez. A saber, estudos demonstram que é difícil mudarmos de assunto com frequência. 

Afinal, para realização do trabalho, estudo e cuidados com a família requerem mentalidades completamente diferentes para cada uma delas. 

Quanto mais você conseguir realizar uma tarefa completa, antes de passar para a próxima, mais eficaz será no restante dos seus afazeres. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a gestão do tempo?

Não deixe de ler também – Como usar as redes sociais a favor dos estudos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.