Educação: Ministério da Saúde dá orientações para volta às aulas

O Ministério da Saúde divulgou ontem, sexta-feira (18), orientações para o retorno das aulas presenciais. A pasta publicou um guia destinado a autoridades locais de saúde, gestores da área de educação, diretores, professores, funcionários e para a comunidade escolar. 

Na maioria dos estados, as aulas presenciais estão suspensas desde março. Apesar a flexibilização para a retomada das atividades, as escolas seguem fechadas. No entanto, cresce a pressão pela volta às aulas. 

Assim, o documento, cujo título é Orientações para a retomada segura das atividades presenciais nas escolas de educação básica no contexto da pandemia da covid-19, reúne uma série de instruções. Nesse sentido, o guia traz estratégias para as escolas no retorno presencial. 

O documento elenca algumas ações como, por exemplo:
  • a avaliação caso a caso de alunos do grupo de risco;
  • o monitoramento da temperatura dos alunos; e
  • a observância da distância de 1 metro entre os alunos dentro e fora de aula, com marcações no chão.

Além disso, o guia traz mais recomendações para diminuir os riscos de contágio do vírus. Desse modo, aconselha escalonar os horários de chegada e saída dos alunos, aumentar os espaços entre mesas e cadeiras, realizar refeições em sala em vez do refeitório, disponibilizar álcool em gel 70% nos espaços e manter portas de acesso abertas.

Quanto à higienização dos ambientes, o documento indica que as salas e superfícies devem ser limpas de forma periódica. No entanto, o texto não especifica qual é o tempo mais adequado para a higienização.

O guia reitera ainda a necessidade de usar as máscaras faciais e de seguir a etiqueta respiratória.

Para além das recomendações, o texto traz ainda dados científicos sobre a doença, como a forma de contágio e os sintomas.

Clique aqui para conferir o guia na íntegra.

Fonte: Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui para ver mais notícias da área de educação.
Leia também 5 livros clássicos para ler em um dia.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.