Unesco: Entenda sua influência para a educação e demais áreas

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) é uma agência das Nações Unidas responsável por promover a paz, justiça social, os direitos humanos e a segurança internacional por meio da cooperação internacional em programas educacionais, científicos e culturais.

Sediada em Paris, na França, possui mais de 50 escritórios de campo localizados em todo o mundo.

Atualmente, a Unesco, digamos assim, “cuida” de cinco temas principais em seus programas:

1) educação

2) ciências naturais

3) ciências sociais e humanas

4) cultura

5) comunicação e informação

De acordo com a própria entidade, o objetivo atual encontra-se em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. O foco está em reduzir significativamente a pobreza extrema nos países em desenvolvimento.

Para atingir essa meta, segundo o órgão, deve-se criar um programa para a educação primária universal em todos os países, eliminando as desigualdades de gênero na educação primária e secundária, promovendo o desenvolvimento sustentável, assim como reduzindo a perda de recursos ambientais.

História

Quando essa conferência começou em 1945 (logo após a Segunda Guerra Mundial e a criação oficial das Nações Unidas), havia 44 países participantes. Os conhecidos ‘delegados’ de cada país decidiram criar uma organização que promoveria uma cultura de paz, estabeleceria uma “solidariedade intelectual e moral da humanidade”, e além disso, para prevenir outra guerra mundial.

Quando a conferência terminou, 37 dos países participantes fundaram a UNESCO com a Constituição da Unesco, entrando em vigor em novembro de 1946.

A saber, a primeira Conferência Geral oficial ocorreu então em Paris de 19 de novembro a 10 de dezembro de 1946 com representantes de 30 países. A partir daí, a importância da entidade cresceu em todo o mundo e o número de membros participantes subiu para 193 países mais as Ilhas Cook e a Palestina, que são territórios.

Temas liderados pela Unesco

Além da educação, que costuma ser pauta de suas principais ações no mundo todo, as ciências naturais e a gestão dos recursos da Terra consistem em outros campos de ação da Unesco.

Inclui, por exemplo, a proteção da água e da qualidade da água e dos oceanos. Assim como a promoção de tecnologias científicas e de engenharia para alcançar o desenvolvimento sustentável em países desenvolvidos e em desenvolvimento, gestão de recursos e preparação para desastres.

Ciências sociais e humanas surgem como outras áreas de atuação da Unesco. Nesse sentido, promove-se os direitos humanos básicos e se concentra em questões globais como o combate à discriminação e ao racismo.

Ademais, podemos citar a cultura como um segmento super relevante cuidado pela entidade. Promove a aceitação cultural, mas também a manutenção da diversidade, bem como a proteção do patrimônio cultural.

Por fim, comunicação e informação. Inclui o “fluxo livre de ideias por palavra e imagem” para construir uma comunidade mundial de conhecimento compartilhado. Além disso, capacita-se as pessoas por meio do acesso a informações e conhecimentos sobre diferentes áreas temáticas.

Importante saber esses detalhes sobre a Unesco, pois a entidade geralmente aparece em citações em vestibulares, concursos, no ENEM. Assim como em demais trabalhos relacionados aos direitos humanos. Visite o site oficial.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.