Curiosidades: Saiba como a meditação pode beneficiar seus estudos

A prática de meditação é milenar e pode beneficiar a pessoa que a pratica de diversas formas, inclusive nos estudos.

Apesar de ser muito associada a práticas religiosas, a meditação não se restringe a elas. Muitas pesquisas científicas já evidenciaram as vantagens da prática de meditação para a saúde física e mental, desse modo, apontam também, como o hábito pode influenciar positivamente no processo de aprendizagem.

Entre os benefícios da meditação comprovados cientificamente estão a redução do estresse, a diminuição do risco de doenças como ansiedade e depressão e a melhora da função imunológica do corpo humano.

Além disso, a meditação é excelente para melhorar a qualidade do sono, a cognição e a capacidade de desenvolver atividades em ambientes estressantes. 

Essas três últimas vantagens da meditação pode beneficiar diretamente os estudos, pois afeta áreas associadas ao aprendizado. Assim, o estudo “Meditação Mindfiness melhora a cognição: evidência de treinamento mental breve” mostrou que, com apenas quatro dias de meditação, já pode ser observada mudança de humor, na redução da fadiga e também no aumento da atenção plena.

A meditação pode possibilitar, então, ao estudante, ter maior concentração durante os estudos, potencializando os resultados do aprendizado. Além disso, a melhora na cognição auxilia também o estudante a desenvolver atividades de estudo em ambientes não ideais. 

Com o desenvolvimento da atenção plena pela prática de meditação, o cérebro desenvolve uma atenção seletiva, que influencia na inteligência e na agilidade.

Além disso, ao influenciar na qualidade do sono, a meditação também é excelente para os processos de memorização, pois é principalmente durante o sono que os assuntos estudados são consolidados na memória.

As pesquisas também apontam que a meditação é uma ótima maneira de atenuar a ansiedade, muito comum aos estudantes que estão se preparando para processos como concursos e vestibulares. 

Cientistas afirmam ainda que os benefícios são sentidos não só a longo prazo, mas também a curto prazo. Assim, a meditação se revela uma excelente prática para estudantes aprimorarem os estudos.

E aí? Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Confira Estudos: 5 dicas para estudar melhor de acordo com a ciência.
Veja também Dicas: Como manter o foco nos estudos durante a quarentena.

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/a-importancia-de-praticar-atividade-fisica-para-os-estudos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.