Estudos: 5 dicas para estudar melhor de acordo com a ciência

Muitos alunos se queixam de estudar muito e, ainda assim, não obter os resultados desejados em vestibulares ou concursos públicos.

Contudo, o que  a maioria das pessoas não sabem é que o estudo deve ser qualitativo e não quantitativo. Por este motivo, separamos cinco dicas infalíveis para melhorar a qualidade do seu estudo, de acordo com o que indicam algumas pesquisas científicas.

Confira nossas dicas abaixo!

1. Aposte em materiais impressos

Apesar da leitura em dispositivos móveis como tablets e celulares ser facilitada pela praticidade, pesquisas comprovam que a leitura através de materiais impressos têm mais eficácia na aprendizagem.

UmpProfessor de psicologia da Universidade de Leicester, na Inglaterra, revelou em pesquisa que, quando os alunos leem em telas, precisam de mais repetição para aprender do que quando estudam apenas por meio de material impresso.

Desse modo, recomendamos que que você, sempre que puder, priorize as leituras de textos impressos.

2. Evite A Curva do Esquecimento

Os estudos quanto à capacidade de memorização do cérebro humano foram iniciados em 1885. Assim, foi possível o estabelecimento do que é atualmente conhecido como A Curva do Esquecimento, que mostra que, com o passar do tempo, após o estudo de um assunto, o cérebro só retém cerca de 20% do que foi aprendido.

Nesse sentido, o aluno deve realizar revisões espaçadas estabelecidas em cronograma para aumentar esse número para 80%.

3. Descanse

A eficácia do do sleep-learning já foi comprovada por diversos estudos. O processo de consolidação da memória é potencializado durante o sono, desse modo, é recomendado pelos especialistas estudar cansado, momentos antes de dormir.

Segundo as pesquisas, aprender assuntos quando se está cansado e dormir imediatamente após pode ajudar seu cérebro a guardar melhor as informações.

4. Mude o cenário

Nesse mesmo sentido, pesquisa realizada por professores da UCLA revelaram também que mudar o de local de estudo aumenta os níveis de retenção de conhecimento e auxilia na concentração do aluno.

Assim, recomendamos que você busque variar os locais de estudo, apostando em locais fechados, como bibliotecas, ou em locais abertos, com o contato com a natureza.

5. Estabeleça conexões

Além disso, estabelecer conexões também é essencial para um aprendizado de qualidade. Nesse sentido, recomendamos que, durante os estudos, você faça conexões entre as ideias, relacionando informações já adquiridas. A isto os especialistas chamam de aprendizagem contextual.

Assim, o processo de aprendizagem será potencializado e você obterá melhores resultados estudando muito menos.

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário!

Confira aqui mais dicas da área de educação.
Veja também Dicas de aplicativos para treinar língua estrangeira.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/estudos-10-aplicativos-que-todo-estudante-deveria-conhecer/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.