Aulas presenciais devem ser retomadas apenas no 2º semestre na Paraíba

As escolas da rede estadual de ensino da Paraíba só devem reabrir com a oferta de aulas presenciais no segundo semestre de 2021. De acordo com Claudio Benedito Silva Furtado, secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia do estado, a retomada deve ocorrer apenas no segundo semestre devido à gravidade da situação da pandemia da covid-19 na Paraíba.

Durante uma audiência do Ministério Público do Trabalho (MPT), o secretário afirmou que “a Secretaria Estadual de Educação não consegue vislumbrar o retorno das aulas presenciais para este semestre”. A MPT marcou a audiência após receber denúncias sobre a suposta reabertura de escolas da rede pública. Furtado informou que havia sim uma perspectiva de reabertura das escolas para o primeiro semestre. Contudo, o governo descartou a hipótese da volta às aulas neste momento após a confirmação de novas cepas do novo vírus no estado e a alta demanda de leitos de UTI.

Escolas devem seguir fechadas devido à pandemia

Ele ainda afirmou que não é do interesse da secretaria expor docentes e alunos da rede pública. Desse modo, mesmo com as perdas no ensino, as escolas seguem fechadas:

“Temos nos articulado com a secretaria de Saúde para traçar estratégias que não contrariem as orientações de prevenção e combate à pandemia. Não é de interesse da secretaria expor professores e funcionários a situações de risco de [perder a] vida, até porque quando uma escola abre, gera outros fatores, como maior lotação nos transportes públicos, exposição de familiares de alunos e familiares de professores”.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação de leitos na Paraíba já chega a 75%. Já em João Pessoa, capital do estado, e região metropolitana a taxa é 87%. Em Campina Grande (PB) o índice chega a 78%, e no sertão, é de 71%.

Gostou do texto? Então deixe aqui a sua avaliação!

Leia UFES divulga o nº de vagas para a 1ª edição do Sisu 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.