Edital PC SC fica para depois, confira detalhes

Confira mais detalhes sobre o adiamento do concurso Polícia Civil de Santa Catarina

Recentemente, aconteceu uma mudança na organização do edital PC SC que estava previsto para ser lançado em 2023.

Então, a seguir você verá todas as informações pertinentes ao assunto para gerar um amplo conhecimento. Desse modo, é possível entender melhor o que ocasionou essa situação do edital PC SC.

Sobre a PC SC e seus cargos

Um concurso que já estava sendo esperado por muitos concurseiros e não tem mais previsão para ocorrer em 2023, é o concurso da Polícia Civil de Santa Catarina.

No entanto, com base nos editais anteriores a respeito da PC SC, é possível entender um pouco mais sobre a instituição e também os seus cargos.

A Polícia Civil de Santa Catarina e também de outros estados tem como principal função, realizar práticas da polícia judiciária. Então, que visa apurar indícios de autoria e materialidade das supostas ações criminais.

Por meio dela, é possível instaurar inquéritos e até mesmo realizar prisões em flagrante. Assim, sempre com o objetivo de promover segurança para a sociedade.

Os cargos da PC SC são: delegado, o perito criminal, agente de polícia, escrivão, papiloscopista, médico legista e outros cargos a nível superior com especialização.

Saiba como ingressar na PC SC

Então, só é possível ingressar na PC SC através de concurso público. Por isso, existem algumas etapas que devem ser feitas antes, de fato, prestar o concurso da Polícia Civil.

Sendo assim, para todos os cargos, existe a necessidade da realização de uma prova objetiva. Assim como, fazer a prova discursiva, que consiste na confecção de uma redação com temas de conhecimentos gerais.

Além desta primeira etapa, para o concurso da Polícia Civil é necessário realizar um teste de aptidão física. Aliás, é válido para ambos os sexos. Desse modo, a prova contém exercícios físicos como: a corrida de resistência, de velocidade, flexão abdominal, flexão de braços e barra fixa.

Após ser aprovado nessa etapa, o candidato passará pela avaliação psicológico, por meio do exame psicotécnico. Vale dizer que essa fase também é classificatória e eliminatória.

Obtendo a aprovação no teste psicológico, a próxima etapa é a avaliação de títulos que é classificatória. Em seguida, acontece a investigação social que, também, pode levar à reprovação.

Concluído todo esse processo da primeira etapa, a segunda parte do concurso é o Curso De Formação Policial, parte que é também eliminatória. Por isso, é importante ter o mínimo da pontuação exigida ao longo dele para aprovação.

Somente mediante todo esse processo feito o candidato pode ser empossado. Por fim, tornando-se então um policial civil do estado que prestou concurso.

Edital PC SC ficará para depois? Entenda o que houve

Apesar de aguardado para 2023, o edital PC SC ficará para uma próxima oportunidade. Acontece que o fato ocorreu devido a decisão do governador do estado.

De acordo com ele, com a finalidade de reorganizar as finanças do estado, Santa Catarina não abrirá concursos para a segurança pública ao longo de 2023.

Ainda, o governador ainda disse que caso haja necessidade de contratar mais pessoas, a solução será a seguinte. Realizará a convocação dos candidatos aprovados de concursos anteriores para ingressar na corporação, mediante a realização das etapas necessárias.

Os rumores de que o novo edital sairia em 2023, disponibilizaria cerca de 29 vagas para o cargo de delegado e 70 vagas para o cargo de psicólogo. Além disso, os valores iniciais dos vencimentos para psicólogo eram de quase R$ 9.000 reais. Enquanto, para o cargo de delegado, o valor previsto seria de quase R$ 19.000 reais.

Portanto, o que resta fazer é aguardar alguma mudança a respeito ou esperar um lançamento para 2024.

Para quem começou os seus estudos recentemente, esse tempo é uma ótima oportunidade para intensificá-los e tornar ainda mais possível a sua aprovação.

O que fazer no tempo de espera do edital PC SC

Então, esperar o lançamento do edital PC SC pode não ser uma tarefa fácil. Porém, é de extrema importância dar continuidade aos seus estudos, ao longo do período que aguarda.

Fazer um preparo prévio é fundamental para chegar mais perto do seu objetivo e com isso, conseguir o cargo público que tanto deseja.

Então, faça um planejamento focando mais nos editais anteriores. Além do mais, verifique todas as matérias que costumam ser cobradas para intensificar os seus estudos nelas.

É possível que alguns editais sofram alterações. Isto é, com modificações no conteúdo programático, por exemplo. De qualquer forma, é importante se preparar. Assim, você poderá investir tempo nas matérias ainda não vistas.

Baseado nas informações ditas acima, não há margem para ter dúvidas a respeito do assunto. Portanto, aguarde o lançamento dele para o ano seguinte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.