Como se preparar para o Teste de Aptidão Física TAF?

Veja detalhes e dicas sobre o teste

O Teste de Aptidão Física TAF é uma das etapas importantes para concursos policiais ou de segurança em geral. Porém, nem todos os estudantes sabem como se preparar para essa fase decisiva dos processos seletivos.

Afinal, como é realizado essa etapa, como se preparar e o que comer antes da fase são os três questionamentos mais realizados pelos concurseiros. Separamos a seguir ótimas dicas para vocês, confira!

Qual a função do TAF?

Essa é uma etapa de caráter classificatório e que tem  principal função de avaliar a capacidade física do candidato e se estar apto para exercer as funções exigidas pela profissão.

É importante lembrar que cada teste é contabilizado por um tempo determinado, portanto, o seu desempenho e o prazo gasto para conclusão influencia diretamente na pontuação final.

Porém, como se preparar e ter um bom desempenho nas provas?

Dicas de preparação Teste de Aptidão Física TAF

Veja detalhes sobre o que fazer para se preparar e sair a frente da concorrência. Confira as dicas a seguir.

  • Leia o edital

Assim como outras etapas do certame, as exigências para realização do TAF estão escritas no edital. Identificar quais serão os exercícios executados é fundamental para a sua preparação. Analise também os critérios para homem, mulher e o tempo determinado para cada um.

Além disso, é importante lembrar que algumas vezes os testes sofrem alguma modificação. Esse ponto é essencial para que de fato você se prepare de forma eficaz.

  • Cuide da sua alimentação

A alimentação faz parte do processo de treinamento. Apesar de ser algo comum e aparentemente corriqueiro, ter uma atenção especial para sua alimentação vai te fazer ter um melhor condicionamento.

Mesmo se você não tiver acima do peso, buscar ajuda profissional, de preferência com nutricionista, vai te fazer ainda mais preparado, já que você vai ter uma dieta específica para você, além de sanar déficits nutricionais ou vitamínicos, caso haja.

  • Antecipe o treino

Antecipar o treino do é uma excelente dica de preparação para o Teste de Aptidão Física TAF, até porque o seu corpo precisa se preparar para realização das atividades. Segundo especialistas, o corpo precisa de um prazo de 3 a 4 meses para começar dar resultados. Lógico que esse tempo é variável, porém, esse pode ser considerado o tempo mínimo.

Sendo assim, se você ainda não pratica atividade física, comece a se preparar o quanto antes. Caso você já tenha vivência de academia ou já se exercita, busque atividades que sejam direcionadas ao edital e que vá te preparar de forma correta para este processo.

  • Busque um educador físico

O profissional vai te direcionar melhor nos treinos. Além disso, ter um personal que entende as suas necessidades, habilidades e condicionamento vá te trazer muito mais resultado e menor riscos de lesões, por exemplo.

  • Faça simulações

Assim como o treino prático das questões, a falta de simulação do Teste de Aptidão Física TAF pode ser um grande problema para quem estar no processo de preparação. A dica dos especialistas é começar aos poucos, realize os testes de forma cronometrada e tente seguir o circuito explicado no edital, só assim você condiciona o seu corpo e a sua mente para essa fase do concurso público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.