EDITAL Aeronáutica EPCAR 2019: Gabaritos preliminares são divulgados

 Força Aérea Brasileira (FAB) aplicou no domingo, 07 de julho, as provas do edital de concurso público para Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Concurso Aeronáutica EPCAR 2019). De acordo com o documento publicado, sã oferecidas nada menos que 180 vagas para nível fundamental. Os gabaritos das provas já podem ser consultados clicando aqui.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar.

As 160 vagas para candidatos do sexo masculino e 20 vagas para candidatas do sexo feminino, das quais, 32 vagas e 4 vagas, respectivamente, reservadas a negros (20% previstos na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014), são destinadas aos candidatos aprovados neste Exame (em todas as etapas previstas), classificados dentro do número de vagas e que forem habilitados à matrícula no CPCAR 2020.

Requisitos para inscrição

São condições para a inscrição:

a) ser voluntário;

b) estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções Específicas (em especial, quanto ao item 7.1), para habilitação à futura matrícula no CPCAR 2020;

c) se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das etapas subsequentes: Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e matrícula no curso;

d) inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI); e

e) pagar a taxa de inscrição, ressalvado o disposto no item 3.3 e considerando o item 3.4.1.

Inscrição

Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 10 horas do dia 04 de abril e 15 horas do dia 23 de abril de 2019, no site oficial da FAB. O valor da taxa de inscrição para o EA CPCAR 2020 custou R$ 60,00 (sessenta reais)

Requisitos para matrícula no Curso

Estará habilitado à matrícula no CPCAR 2020 o candidato que atender a todas as condições a seguir:

a) ser brasileiro nato, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil;

b) ter cumprido no momento da inscrição e continuar a cumprir até a data da matrícula todas as condições previstas neste Exame de Admissão;

c) ser aprovado, sem restrições, em todas as etapas do Exame, conforme edital, manter-se apto na INSPSAU, no EAP e no TACF, até a data da matrícula e estar classificado dentro do número de vagas por sexo e ser selecionado pela JEA;

d) ter concluído com aproveitamento o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final e por ocasião da Validação Documental, o Certificado, Declaração ou Diploma de conclusão acompanhado do Histórico Escolar do referido curso ou o Histórico Escolar do Ensino Fundamental que contenha a certificação de que o Aluno está apto a ser matriculado no 1º ano do Ensino Médio do citado sistema, expedido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão oficial federal, distrital, estadual, municipal ou regional de ensino competente;

e) não possuir menos de 14 (catorze) nem completar 19 (dezenove) anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso, conforme alínea “a”, inciso V, do Art. 20 da Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011;

f) não estar submetido à medida de segurança.

Etapas Concurso Aeronáutica EPCAR 2019

O Exame será constituído das seguintes etapas:

  • a) Provas Escritas;
  • b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • e) Validação Documental.

Provas Concurso Aeronáutica EPCAR 2019

As provas escritas contarão com questões de Língua Portuguesa; Matemática; Língua Inglesa; e Redação. As avaliações serão aplicadas nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). As provas foram aplicadas no dia 07 de julho de 2019. Os locais de provas serão liberados no dia 19 de junho.

Os portões serão fechados conforme horário estabelecido no Calendário de Eventos (Anexo C) e as provas terão duração de 5 horas e 20 minutos. O tempo decorrido, desde o início até o término da prova, será informado verbalmente pela Comissão Fiscalizadora a cada hora cheia, nos últimos 30 minutos, 20 minutos e 5 minutos sucessivamente. Recomenda-se ao candidato iniciar a marcação do Cartão de Respostas nos últimos 20 minutos do tempo total de duração das provas.

Sobre o Curso Preparatório de Cadetes do Ar

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena/MG, destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores e, excepcionalmente, nos Cursos de Formação de Oficiais de Intendência e de Infantaria (CFOINT e CFOINF) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, de acordo com a Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011.

O CPCAR tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar.

As disciplinas ministradas no Campo Geral são as previstas nos cursos do Ensino Médio Regular no país, conforme orientações emanadas do Ministério da Educação para o referido nível de ensino em sua Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e legislação complementar, bem como de disciplinas que irão servir de base aos estudos subsequentes na Academia da Força Aérea.

A instrução ministrada no Campo Militar tem o objetivo de fazer o Aluno conhecer e adaptar-se à vida castrense, valorizando a carreira militar e estimulando a motivação aos ideais da Força Aérea Brasileira, educando para atitudes compatíveis à condição de Aluno do CPCAR e pautando sua conduta de acordo com os regulamentos e as diretrizes vigentes.

Um período de instrução de aproximadamente vinte dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data do início do curso, será ministrado aos que vierem a ser matriculados, fazendo parte do estágio probatório para verificação da aptidão ao regime militar, estando inserido na instrução do Campo Militar.

Informações do concurso
  • Concurso: Aeronáutica EPCAR
  • Banca organizadora: FAB
  • Escolaridade: fundamental
  • Número de vagas: 180
  • Inscrições: entre 04 e 23 de abril
  • Taxa de Inscrição: R$60
  • Provas: 07 de julho de 2019
  • Situação: PUBLICADO

Edital Aeronáutica EPCAR 2019

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.