Edição de mensagens do WhatsApp para Android já está em testes

Versão beta do app para Android já mostra que usuários estão editando mensagens

A aguardada função de editar mensagens já enviada no WhatsApp já começou a ser testada na versão beta do app para Android. A atualização 2.23.10.13 do aplicativo de testes mostrou que a edição de mensagens já é usada e que mensagens editadas aparecem com um aviso de que foram alteradas. 

Segundo informação do WABetaInfo, site especializado em notícias do WhatsApp, o botão de edição está disponível nas opções de mensagem, permitindo que os usuários editem as mensagens de texto. Não há limites quanto ao número de vezes que uma mensagem pode ser editada, mas isso deve ser feito em até 15 minutos após o envio.

LEIA MAIS: WhatsApp quer permitir que mensagens enviadas possam ser editadas

Essa escolha por limitar o tempo é para não comprometer uma conversa com edições de mensagens enviadas no passado. É preciso lembrar que a edição de mensagens é uma ferramenta para corrigir erros de digitação e semântica, não necessariamente para enviar uma nova mensagem. 

A funcionalidade para edição de mensagens enviadas já está em testes em outras versões do aplicativo. O WhatsApp Web beta, por exemplo, já mostra como o recurso poderá ser usado.

Como você pode ver nesta captura de tela disponibilizada pelo WABetaInfo, a ação “editar mensagens” está finalmente disponível quando se abre as opções de menu para uma mensagem de texto.  

A mesma função foi habilitada para a versão beta do WhatsApp para iOS, como foi possível ver na atualização 23.10.0.70. As configurações do recurso são as mesmas descritas para o WhatsApp Web beta, mas o site especializado aposta que outras melhorias para esse recurso estão planejadas para uma atualização futura do aplicativo. 

Mudança no menu de mensagens

menu whatsappOutra mudança que os beta testers, como são chamados os usuários da versão de testes do WhatsApp, devem receber no futuro está na interface do menu de opções de mensagem. Com o objetivo de deixar o layout do aplicativo mais parecido com a versão do iOS, a atualização 2.23.11.4 do app de testes mostrou que está em desenvolvimento uma função que torna as opções de mensagem mais parecida com a do iPhone. 

O WABetaInfo divulgou uma captura de tela que mostra como deve ser este novo menu redesenhado que aparece ao selecionar uma mensagem.

O WhatsApp vem se esforçando para deixar o app com uma cara mais moderna, principalmente no Android, onde usuários reclamam da diferença entre as versões do aplicativo entre os diferentes sistemas operacionais. 

Canais do WhatsApp

Mais novidades estão surgindo sobre a ferramenta Canais do WhatsApp, algo que o app vem desenvolvendo em busca de eliminar a concorrência com o Telegram. Na atualização 2.23.10.14 do WhatsApp beta para Android, é possível ver que o aplicativo está desenvolvendo uma introdução para os canais, ensinando como usar o recurso. 

Os Canais serão uma funcionalidade chamada de “um para muitos”, o que quer dizer que um usuário vai poder se comunicar com várias pessoas de uma vez, mas sem a possibilidade de resposta por parte do destinatário.

A ferramenta pode ser boa para empresas que usam o WhatsApp para vender e realizar promoções ou, talvez, influencers que usam a plataforma para se comunicar. 

Na nova atualização, o WhatsApp indica que um canal pode ter um número ilimitado de seguidores, mas isso é algo que ainda pode passar por alguma avaliação. O site WABetaInfo supõe que, por exemplo, pode haver um limite possível de um milhão, o que pode criar a impressão de capacidade ilimitada. 

Outro ponto importante é que a guia Status será renomeada para “Atualizações”, a página inicial de Status e Canais. A ideia é que essa tela sirva como uma aba para o usuário se manter atualizado sobre os assuntos de seu interesse, incluindo canais que segue e pessoas que são seus contatos. 

Para ter acesso a um canal, o usuário vai precisar se inscrever. O WhatsApp promete que não vai ter nenhum tipo de algoritmo que sugestione o usuário a seguir determinado canal, ele que vai ter que adicionar manualmente. 

Essa é uma forma de garantir a privacidade de quem usa o aplicativo. Ao criar um canal, a privacidade está sempre protegida, pois os seguidores do canal não podem ver o nome, número de telefone, foto do perfil e sobre de quem criou, tornando os canais um novo local privado.

Leia também: THREADS: Entenda de uma vez por todas como funciona a nova rede social

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.