WhatsApp abre programa de testes para a versão Web e anuncia mais novidades no Beta

Possibilidade de mudar tons de cores no aplicativo para smartphones e mais duas funções estão sendo testadas

O WhatsApp liberou um novo programa de testes para a versão para computadores do aplicativo, o WhatsApp Web/Desktop. A novidade vai permitir que alguns usuários identificados tenham acesso a novos recursos mais cedo a fim de testá-los antes da disponibilidade a todo o público. A intenção é que estes usuários deem feedback para saber se novas funções funcionam bem e são úteis.

LEIA MAIS: Transparência da nova “Política de Privacidade do WhatsApp” é questionada

Quem descobriu a novidade foi o site WABetaInfo, que acompanha de pertos os programas de testes do WhatsApp. Segundo o portal, as versões do novo programa beta já estão disponíveis para dispositivos Windows e macOS. 

Ainda de acordo com o site, quando se instala o WhatsApp for Desktop beta pela primeira vez, o usuário já se torna um “beta tester” e começa a receber as atualizações para teste automaticamente. Dessa forma, não é necessário procurar arquivos para atualizar. 

Já existem algumas novidades para estes novos beta testers, como uma experiência nova ao gravar áudios, bem similar a do Messenger, que é são as ondas conforme a intensidade da voz. Também é possível ouvir o que foi gravado antes de enviar, algo que está em desenvolvimento para os apps móveis. 

Novo visual dos áudios no WhatsApp Web beta (imagem: WABetaInfo).

 

Novas cores no app para smartphones 

Algo que os beta testers do WhatsApp para Android já estão testando são novos tons de cores para o fundo do aplicativo. A versão 2.21.18.1 do aplicativo beta trouxe mudanças mais visíveis na tela de chat, conforme mostra o WABetaInfo: 

Por enquanto, o site só teve acesso a mudanças sensíveis no tom das cores. É possível ver que, no Modo Escuro do WhatsApp, as cores ficaram ligeiramente mais escuras. Já no Modo Claro, o verde adquira um tom mais pastel: 

O site também afirma que outros elementos adquiriram outras cores, como o círculo envolta dos status dos contatos, além dos papéis de parede nas conversas parecerem mais escuros. 

Outras novidades nessa atualização são a volta da data de criação de grupos em sua descrição e a mudança da frase “Type a message” (Digite uma mensagem) para “Message” (Mensagem) para diversos usuários, enquanto outros já estavam experimentando essa mudança. 

Ícone para pagamentos e mensagens que expiram em mais tempo 

Atualizações menos recentes adicionaram algumas mudanças no aplicativo. A primeira é uma nova opção de tempo para exclusão agendada de mensagens. Para quem é usuário da versão normal do aplicativo, só há a opção de sete dias para as mensagens serem automaticamente apagadas, mas a versão de testes já tinha apresentado uma opção de exclusão para 24 horas. Agora, foi anunciada uma nova opção mais longa, de 90 dias para a exclusão:  

A outra novidade é uma nova forma para realizar pagamentos pelo aplicativo. Através de um ícone na própria barra de mensagens, o usuário pode realizar pagamentos mais rapidamente. Veja abaixo: 

Antes, o ícone ficava apenas na janela que abria ao clicar no “Clipe”. Com a atualização, além de estar na janela, também há uma miniatura na barra de mensagens, ao lado do símbolo da “Câmera”. O botão também está sendo desenvolvido para o iOS. 

O botão está disponível para usuários indianos da versão beta, mas o WABetaInfo aponta que pode também ser disponibilizado para os usuários brasileiros. Isso porque o WhatsApp Pay também foi lançado no Brasil. Provavelmente, o símbolo do ícone deve ser atualizado para o Real se ficar disponível para os usuários brasileiros. 

Como fazer pagamentos pelo WhatsApp Pay?

Inicialmente, acesse o aplicativo e abra a conversa com o contato que receberá o dinheiro. 

  1. Toque no ícone de “clipe de papel” no Android ou “+” no iPhone e selecione a opção “Pagamento”; 
  2. Insira o valor que deseja pagar e uma descrição se quiser; 
  3. Selecione “Pagar” e insira sua senha do Facebook Pay; 
  4. A confirmação do pagamento aparecerá como uma mensagem na conversa do WhatsApp e o contato precisa aceita-lo; 
  5. Feito isto, o dinheiro cairá na conta do beneficiário; 
  6. Caso seja a primeira vez que estiver usando o serviço, aceite os termos de uso, crie um PIN ou senha no Facebook Pay. 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.