WhatsApp lança configuração de proxy para testes no iPhone

Recurso pode ajudar a proteger contas e também burlar sistemas governamentais que bloqueiam o acesso ao app

O WhatsApp está testando um recurso que permite aos usuários configurar um proxy no iPhone. O proxy é um sistema que serve como um intermediário entre a conexão do dispositivo com a Internet. 

Quando você opta por usar um recurso como esse, as solicitações de Internet são primeiro direcionadas ao servidor proxy. Dessa forma, o servidor proxy recupera as informações solicitadas em nome do usuário e as devolve para ele. 

Dessa forma, um proxy pode ser altamente vantajoso, especialmente ao tentar acessar um serviço que de outra forma seria inacessível devido à censura ou restrições do governo. A ideia é que do WhatsApp é manter seu serviço funcionando em países onde os governos bloqueiam o aplicativo filtrando o tráfego. 

LEIA MAIS: WhatsApp prepara nova cor para tela do app

O recurso se tornou disponível na atualização 23.13.0.72 do WhatsApp beta para iOS, de acordo com informações do WABetaInfo, portal especializado em notícias sobre a versão de testes do app. 

É ela que tornará possível definir portas ao configurar um proxy, porém essa operação é opcional. Ao configurar um proxy, definir uma porta específica oferece várias vantagens. Por exemplo, é possível isolar o tráfego de outros serviços de rede rodando em diferentes portas: isso garante que o proxy opere de forma independente evitando conflitos com outros aplicativos. 

A opção de proxy pode ajudar brasileiros também. Talvez você se lembre que há alguns anos, era comum que juízes bloqueassem o acesso ao WhatsApp porque o app não conseguia ajudar em investigações judiciais – não é possível grampear uma conta no aplicativo devido à criptografia de ponta a ponta.

Este ano mesmo, o Telegram acabou sendo bloqueado, algo que pode acontecer com o WhatsApp também.  

Maior segurança

Além disso, a organização que define a configuração do proxy pode aplicar regras de firewall ou controles de acesso que só permitem conexões por essa porta: isso ajuda a proteger o proxy e controlar quem pode acessá-lo.  

Quando fazemos uma conexão normal, diretamente entre o dispositivo e o site ou serviço malicioso, é possível que hackers consigam o endereço IP do aparelho. Com essa informação, um cibercriminoso pode tentar invadir o dispositivo ou navegar pela internet usando o IP. Com o desvio para um servidor proxy, regras de segurança podem sem implementadas para eliminar este risco. 

No novo recurso do WhatsApp, também foi adicionada uma opção chamada TLS, que significa Transport Layer Security. O TLS fornece aos usuários segurança aprimorada para comunicação em uma rede. Habilitar o TLS para uma porta proxy garante que os dados transmitidos entre o cliente e o proxy sejam sempre criptografados.  

No entanto, é importante observar que, mesmo se você optar por usar um proxy com TLS desativado, as mensagens permanecerão criptografadas de ponta a ponta. Além disso, alguns beta testers também podem exportar sua configuração de proxy para que possam compartilhá-la com outros contatos. 

Novidade no design em testes 

O WhatsApp também está aplicando mudanças sutis no layout do iPhone, segundo o portal WABetaInfo. A atualização 23.13.0.71 do WhatsApp beta para iOS mostra o que o site chama de “planilhas de ação”, que são as opções de botões que aparecem quando o usuário inicia determinadas ações. 

Nas capturas de tela feitas pelo WABetaInfo, é possível ver que há diferenças significativas no desenho dessas planilhas. Anteriormente, o WhatsApp usava as planilhas de ação fornecidas pelas APIs da Apple para solicitar a interação do usuário em determinados eventos.

WhatsApp
Planilhas de ação são as opções que aparecem na parte inferior da tela – Imagem: Reprodução WABetaInfo

Depois de instalar a atualização mais recente do aplicativo, alguns beta testers podem experimentar essa nova interface para determinadas planilhas de ação, destinadas a aprimorar a experiência do usuário. Ao tentar deletar uma mensagem ou silenciar uma conversa, por exemplo, aparece uma nova tela de ação. 

Observe que a nova interface não se limita às planilhas de ação apresentadas ao excluir mensagens. Na verdade, o WhatsApp também está apresentando novas planilhas de ação ao silenciar, excluir, limpar ou exportar uma conversa.

Além disso, uma planilha de ação redesenhada está disponível ao alternar a capacidade de salvar mídia no aplicativo de fotos ou visualizar os atalhos de bate-papo.

Leia também: THREADS: Entenda de uma vez por todas como funciona a nova rede social

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.