O que é melhor: economizar dinheiro ou investir dinheiro? Conheça as diferenças entre os dois termos

Uma das metas de diversas pessoas é economizar dinheiro, de outras, é investir dinheiro. Muitas vezes confundimos os dois conceitos, mas é importante que isso não aconteça para uma tomada de decisões mais assertiva. Você tem algum dinheiro extra que economizou ao longo dos anos? Pensa em uma poupança ou em ações? Conheça os prós e contras para as suas finanças.

Economizar dinheiro ou investir dinheiro? Qual a melhor opção?

Em ambos os casos, tanto para economizar dinheiro ou para investir dinheiro, será preciso pegar uma parte do dinheiro e não o usar por algum tempo. É importante ter isso em mente, pois o valor será uma reserva para a poupança ou para o investimento, que ficará parado por meses.

Dessa forma, é sempre bom ressaltar que se deve calcular o gasto mensal para não passar nenhum “aperto”. Afinal, a intenção é resolver os problemas financeiros e não criar outros.

A poupança

Quando você decide economizar, o dinheiro ficará no lugar onde escolher mantê-lo. Ou seja, em tese, o valor será o mesmo – ou praticamente o mesmo – quando você sacar.

Existem muitas formas de poupar, algumas antiquadas, como cofrinhos ou debaixo do colchão. Outras são mais tradicionais, como as contas bancárias.

Lembre-se de que tanto sua economia quanto seu investimento dependem de muitos fatores além do seu controle
Lembre-se de que tanto sua economia quanto seu investimento dependem de muitos fatores além do seu controle – Foto: Canva Pro

O investimento

Ao escolher uma conta que lhe dará retorno ou lucro, você inicia uma forma de investimento. Também é importante considerar os juros, pois os dos investimentos podem ser maiores que da poupança.

Um ponto que para muitos é negativo, é a liberdade sobre o uso do seu dinheiro. Se a qualquer momento decidir retirá-lo, na conta poupança essa movimentação é liberada. No entanto, com investimentos, a situação é diferente.

Para investir, um prazo é estabelecido. Quanto maior o percentual de lucro, maior é o prazo. Se você deixar seu dinheiro por 1 mês, você ganhará menos do que se deixá-lo por 1 ano.

Além do prazo, os investimentos incluem um fator de risco. Quanto maior o risco, maior a margem de lucro.

Onde investir

Para saber onde investir suas economias, aqui estão algumas opções:

  • Ações – Geralmente é a mais escolhida pelos investidores. A principal desvantagem para a compra de ações é optar por algo sem conhecimento. Injetar dinheiro em uma empresa porque está na moda, porque você leu em um artigo ou porque foi recomendado por um guru, provavelmente implica que você pode perder algum valor;
  • Renda fixa – Se seu perfil for conservador, você terá um alto percentual de sua poupança em renda fixa. No longo prazo, a renda fixa serve mais para conservar capital do que para multiplicar suas economias.

O que você deve levar em consideração antes de economizar ou investir

As condições são diferentes ao economizar dinheiro e investir dinheiro. Quando você economiza, mesmo que escolha uma conta poupança que lhe dê retorno, sua margem de lucro é pequena. Quando você investe, as chances de fazer seu dinheiro multiplicar são muito maiores, mas também existe o risco de perdê-lo.

A disponibilidade também é diferente, como citamos. Ao poupar, você tem a possibilidade de sacar o seu dinheiro quando decidir fazê-lo, e ao investir, tem que esperar o prazo expirar.

Além disso, ao investir, é comum renovar no final do período. Para evitar mal-entendidos, esclareça esta e todas as outras dúvidas que possam surgir na hora de contratar um produto ou outro.

Invista para economizar x economize para investir

Vamos exemplificar com uma situação simples. Se você estimar um ovo como retorno, fica claro que a galinha é sua primeira aquisição de risco, pois ela pode morrer ou adoecer.

Um criador que começa do zero não hesitará em pedir um empréstimo para comprar algumas galinhas. Ele cuidará delas e as fará dar o maior retorno possível. Em pouco tempo terá pago o seu empréstimo, e durante isso, terá multiplicado várias vezes o seu negócio.

Poupar e investir, faz pouco sentido se for analisado por esse ângulo. Em um mundo onde um único real pode ser inteligentemente colocado em movimento e multiplicado, a diferença é equilibrada, dependendo do que se deseja.

As plataformas de negociação com técnicas de alavancagem, dão-lhe a possibilidade de colocar o dinheiro em circulação, atuando ativamente. Na realidade, o alter ego “economizar para investir” não existe se você tiver uma mentalidade de investidor. O investidor não economiza.

O investidor diversifica o investimento para reduzir o risco, mas nunca deixará o dinheiro na poupança. Isso porque sabe que qualquer risco, seja no médio ou longo prazo, proporcionará um retorno maior.

Quando você decide economizar, o dinheiro ficará no lugar onde escolher mantê-lo
Quando você decide economizar, o dinheiro ficará no lugar onde escolher mantê-lo – Foto: Canva Pro

Afinal, o que escolher: investir dinheiro ou economizar dinheiro?

Lembre-se de que tanto sua economia quanto seu investimento dependem de muitos fatores além do seu controle. Atualmente, fala-se de um período de crise econômica por conta da pandemia.

Esta situação confunde muitas pessoas, não havendo controle, contando apenas com esperança e projeções de melhora das variáveis ??econômicas. Dessa forma, não tem como definir exatamente se é melhor economizar ou investir, pois dependerá das suas expectativas.

Em uma crise, o investimento corre um grande risco de se perder, mas não é exatamente o que acontece hoje. Uma crise econômica nunca perdura para sempre, portanto, deve-se lembrar que o risco sempre existirá.

Ter uma saúde financeira está em suas mãos. Não dê mais desculpas. Avalie bem os prós e os contras de fazer certos sacrifícios hoje por uma boa e próspera economia amanhã. Vá em frente. A única pessoa que vai lhe dar liberdade econômica é você mesmo.

Afinal, não existe uma resposta única para todos. Se você está disposto a correr riscos, investir dinheiro é o ideal. Escolhendo o tipo e o período adequado, poderá até se beneficiar. Se preferir economizar dinheiro, mesmo que ganhe pouco, aí estão as contas poupança. Portanto, qual deles te convence?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.