Imposto de Renda 2021: Como evitar a malha fina

Cair na malha fina é um dos principais temores de quem faz a declaração do Imposto de Renda (IR). O prazo para declaração começa nesta segunda-feira (01) e termina dia 30 de abril. É importante atentar aos erros mais comuns que fazem o contribuinte cair na malha fina e ter que se explicar à Receita Federal.

Todo contribuinte deve estar ciente das obrigações com o Fisco e organizar a documentação antecipadamente. É recomendado não deixar a declaração para última hora. Com o longo prazo para declarar, é possível olhar com calma a declaração do ano passado e verificar os documentos necessários, além de saber o que entra automaticamente no sistema da Receita e coletar o que falta.

Fazer a declaração no início do prazo é importante, pois é mais simples se alguma correção for necessária. Além disso, quem declara cedo recebe a restituição já nos primeiros lotes. Todos os rendimentos, de 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano passado, precisam ser declarados. Isso inclui salário, aluguel, aposentadoria, dependentes e mais rendimentos.

Erros de digitação são comuns, por isso é importante atentar ao que está sendo escrito. Valores preenchidos errados apontam inconsistências e o contribuinte pode cair na malha fina. O programa da Receita faz um alerta quando o valor inserido são de mais de R$ 1 milhão, para diminuir possíveis falhas.

No caso de dúvidas, o recomendado é procurar especialistas, contadores ou profissionais da área para auxiliar na declaração do Imposto de Renda e evitar dor de cabeça.

IR 2021 tem novidades

Uma novidade para o Imposto de Renda 2021 é que, por causa da pandemia do novo coronavírus, quem recebeu o auxílio emergencial terá que apresentar a Declaração do Imposto de Renda 2021 (Dirf), se tiverem recebido rendimentos tributáveis com soma de mais de R$ 22.847,76. Quem teve rendimentos tributáveis, do auxílio com salários e aluguéis, maior que esse valor terá que devolver o montante do auxílio emergencial ao governo.

Além da novidade sobre o auxílio emergencial, a Receita Federal irá apresentar o carnê-leão online. Ou seja, há uma nova página do Imposto de Renda remodelada para facilitar o uso. José Barroso Tostes, secretário especial da Receita Federal, afirmou que o aumento do acesso à Declaração Pré-Preenchida significa a “declaração do futuro”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.