Cadastro de chave do Pix é opcional

Cadastramento não é obrigatório, mas servirá para deixar as transações mais simples e ágeis

Nesta segunda-feira (05), começa a ser possível cadastrar oficialmente as informações em bancos e instituições de pagamento para o Pix. Esse será o novo meio de pagamentos e transferências feito pelo Banco Central. Apenas durante a manhã de segunda-feira (05), o Banco Central divulgou que 1 milhão de chaves foram cadastradas.

Diversas instituições financeiras criaram um pré-cadastro para seus clientes. Ainda assim, a adesão ao Pix é opcional. Além disso, as instituições deverão confirmar com seus clientes o cadastramento das “chaves Pix”.

A “chave Pix” é o atalho para identificar a conta do cidadão. Ela não é obrigatória, mas serve para deixar as transações mais simples e rápidas. O cliente escolhe cadastrar como chave um e-mail, um número de celular ou seu CPF ou CNPJ.

“Não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um PIX. Caso o usuário queira usar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave PIX, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação”, explicou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O Pix será ativado em todo o Brasil dia 16 de novembro. Porém, alguns clientes serão selecionados para fase de testes e terão o serviço disponível a partir do dia 3 de novembro. Com o Pix, o Banco Central visa dar uma melhor alternativa ao DOC e ao TED, já que ele é instantâneo, gratuito e fica disponível a qualquer hora de qualquer dia. A previsão é de que a maioria das transações seja concluída em até 10 segundos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.