Economia: saiba como economizar  para comprar um veículo

É precio observar algumas questões antes de adquirir um carro novo

Quem deseja comprar um carro, seja novo ou usado, deve procurar juntar dinheiro, economizando de várias formas e investindo, para que a aquisição do veículo não pese em seu orçamento. Ter um veículo próprio é o sonho de muitos brasileiros, considerado como uma conquista importante para o trabalhador.

A aquisição de um automóvel deve ser feita com cuidado para evitar problemas relacionados à falta de dinheiro e ao comprometimento da renda do trabalhador. Entretanto, é um passo e tanto na vida do profissional e garante uma série de benefícios, sendo, portanto, um ótimo investimento.

Alguns aspectos devem ser considerados antes da compra do veículo, é preciso observar se o carro será pago à vista, ou financiado, o valor da entrada, e o número de parcelas a serem pagas. A princípio, é preciso ter em mente quais os juros envolvidos no negócio, de modo que se possa fazer a compra com uma certa segurança.

O planejamento financeiro é muito importante na compra de um carro. Talvez seja necessário economizar e realizar algumas mudanças de hábitos, cortando gastos supérfluos e juntando dinheiro. Ademais, é um projeto a longo prazo, visto que o indicado é ter uma boa quantia para o pagamento da entrada.

1- Faça um planejamento de suas finanças

Para conquistar seu objetivo de comprar um veículo é necessário fazer um planejamento financeiro, de modo a se organizar melhor, cortar custos e economizar. Todavia, como é uma dívida grande, ela não deve ser feita de uma forma impulsiva. Coloque no papel se existe alguma dívida a ser quitada, ou despesas que possam atrapalhar na aquisição do automóvel.

2 – Pense a longo prazo

Deve-se tomar uma certa precaução com as despesas relacionadas ao novo carro. De fato, o custo do veículo não envolve apenas a sua compra. Aliás, é preciso observar gastos com o despachante, seguro e suas manutenções. Deve-se considerar outros gastos referentes à gasolina e estacionamento.

3 – Cuidado na escolha do veículo

O mais indicado é escolher um carro de acordo com o seu perfil. É a hora de decidir por um veículo novo ou usado, e a sua marca de preferência. Analogamente, o consumo de combustível é um aspecto importante a ser considerado. A disponibilidade de peças e de autorizadas deve ser também levado em conta.

4 – Procure investir seu dinheiro

O investimento é essencial para juntar dinheiro para comprar um carro. Uma boa ideia é escolher um que apresente uma boa liquidez, ou seja, que pode ter um resgate a qualquer momento. Todavia, para quem deseja ter o carro em mãos em dois anos, um investimento a médio prazo pode ser o mais indicado. Escolha de acordo com seu perfil.

5 – Tenha uma renda extra

Muitas vezes, para conseguir dinheiro suficiente para comprar um carro é necessário encontrar meios de se ter uma renda extra. Dessa maneira, se tiver tempo, pode-se vender produtos pela internet, realizar trabalhos como freelancers, autônomos, dar aulas de inglês, enfim, usar sua criatividade.

6 – Fique atento no financiamento

Para quem deseja financiar a compra de um carro, é conveniente observar algumas questões como o valor das tarifas e as parcelas a serem pagas. É preciso buscar por taxas acessíveis, que não pesem no bolso. A rapidez e a segurança da aprovação do financiamento são importantes. Deve-se também pesquisar várias propostas.

7 – Cuidado com o cartão de crédito

É preciso juntar uma certa quantia para pagar pelo menos a entrada do veículo. A economia de dinheiro nesse caso é fundamental. O cartão de crédito é a modalidade mais cara do mercado, portanto, não se deve utilizá-lo como complemento de renda. Deve-se usá-lo apenas como uma forma de pagamento.

8 – Tenha uma reserva de emergência

Qualquer um está exposto a uma situação de emergência onde é necessário gastar algum dinheiro. Pode-se ficar doente, perder o emprego, ou aparecer algum gasto em um determinado momento. Deve-se ter uma quantia que garanta a continuidade de seu padrão de vida, em momentos de dificuldade.

9 – Defina metas e objetivos

É importante definir a  entrada do veículo traçando uma meta, um objetivo. Deve-se observar que pode levar algum tempo até conseguir o dinheiro necessário. Uma boa estratégia é definir um valor a ser economizado por mês e ir aumentando aos poucos. Em conclusão, pagar as dívidas em atraso pode ser uma boa ideia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.