Economia regional: dados apontam crescimento na atividade econômica paranaense

Dados oficiais do Banco Central do Brasil apontam crescimento na atividade econômica paranaense. Saiba mais!

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a economia paranaense cresceu 0,2% no segundo trimestre, revertendo a queda observada no ano anterior.

Economia regional: dados apontam crescimento na atividade econômica paranaense

Segundo destaca a recente divulgação oficial, de acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional do Paraná (IBCR-PR), as elevações na atividade varejista e na prestação de serviços não financeiros compensaram nova retração na produção fabril. 

Dados oficiais do Banco Central

O Índice de Atividade Econômica Regional do Paraná (IBCR-PR) variou 1,0% nos últimos doze meses, comparativamente a igual intervalo do ano anterior, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB).

No que tange a demanda, os volumes de vendas do comércio e de serviços não financeiros avançaram 0,7% e 0,8%, respectivamente, no segundo trimestre, com moderação na taxa de crescimento do varejo, em decorrência dos fracos resultados das vendas automotivas, de móveis e, pelo quarto trimestre em sequência, de material de construção, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Comércio

A confiança dos empresários do comércio voltou a crescer no trimestre finalizado em julho, especialmente pela melhora no componente relativo às condições atuais e recuperação no de expectativas. Contudo, a intenção de consumir das famílias situou-se abaixo do patamar registrado no trimestre encerrado em abril, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Indústria

De acordo com os dados oficiais, a produção industrial paranaense decresceu novamente no segundo trimestre, repercutindo queda em cinco das treze atividades pesquisadas, especialmente a fabricação de veículos, reboques e carrocerias – cuja expansão em junho não reverteu a queda no trimestre –, e de máquinas e equipamentos. 

Dentre os demais segmentos, assinalem-se as contribuições positivas de produtos de metal, outros produtos químicos e produtos de borracha, de acordo com a divulgação oficial. A confiança dos empresários da indústria diminuiu ao longo do primeiro semestre, mais fortemente entre os da construção civil, que citam custos elevados de insumos e renda decrescente dos consumidores.

Exportações

As exportações paranaenses de básicos foram prejudicadas pela diminuição da compra de soja pela China, parcialmente compensada pelo aumento da exportação de carne de frango, farelo de soja e milho. O avanço dos embarques de semimanufaturados foi liderado por óleo de soja em bruto e celulose, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), os produtos manufaturados também apresentaram bom crescimento de vendas. Nas importações, houve expressivo aumento de compras de herbicidas e fertilizantes. 

IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) registrou variação negativa no trimestre até julho, derivada da redução de preços monitorados, em especial, da gasolina e energia elétrica residencial, conforme abordado na análise do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da região Sul

Além disso, os segmentos de bens industriais e alimentação no domicílio assinalaram desinflação, não obstante os maiores reajustes nos preços de leite e derivados, informa o Banco Central do Brasil (BCB). 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.