Economia: projeto do Banco Central cria o Real Digital (saiba mais)

Moeda virtual tem como objetivo modernizar o mercado financeiro

O Banco Central do Brasil está planejando o lançamento da futura moeda virtual do país. a princípio, o projeto piloto do Real Digital será promovido no segundo trimestre de 2023. Espera-se que com a nova tecnologia, haja um barateamento das operações bancárias e que aumente a inserção de novos consumidores no mercado financeiro.

A proposta não é relativa a uma criação de uma nova criptomoeda, visto que ela terá garantias governamentais. Todavia, de acordo com o BC, era esperado que os testes iniciais do projeto começassem ainda em 2022, mas que a greve dos funcionários da instituição, no segundo trimestre do ano, atrasou o lançamento.

O BC irá emitir o Real Digital como uma ampliação virtual da moeda física. Sua distribuição ao público terá a intermediação dos bancos e instituições financeiras. Aliás, haverá a possibilidade da troca entre a moeda física e a digital. Além disso, a sua cotação em relação a outras moedas será igual à tradicional.

Os recursos digitais não poderão ser emprestados pelos bancos a terceiros, eles também não terão correção automática. As operações realizadas utilizando a moeda virtual terão uma garantia jurídica, cibernética e de privacidade. Em suma, o BC afirma que a expectativa é de que haja uma modernização do sistema bancário do país.

Diferenças entre a moeda digital e as criptomoedas

O Real digital é uma versão virtual do Real tradicional. É uma maneira de o Banco Central atuar no mercado digital, levando novas tecnologias à população de uma maneira segura. A instituição irá garantir a nova moeda, aprimorando processos como contrato inteligente, pagamentos entre países, e a Internet das Coisas (IOT).

Uma das facilidades oferecidas pela moeda virtual é que através dela, é possível melhorar a conexão dos brasileiros com o mundo, favorecendo a tomada de decisões em tempo real, com uma maior agilidade. O Real Digital deverá também ser utilizado para transações no novo mercado financeiro, que é caracterizado por ativos digitais.

As criptomoedas se diferem do Real Digital por não terem um lastro governamental. Elas são utilizadas como meio de trocas, através da tecnologia de blockchain, que é um sistema compartilhado, que registra as transações e realiza o rastreamento de ativos em uma rede. Além disso, elas utilizam a criptografia para validar as transações e criar novas unidades da moeda.    

Fase de testes

O BC iniciou um trabalho efetivo de laboratório acerca da nova tecnologia, chamado de LIFT Challenge-Real Digital. Ele será feito através de uma parceria entre o banco junto a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), procurando um reconhecimento das características necessárias para a criação de uma estrutura que comporte a nova moeda virtual.

O laboratório deve durar quatro meses. O BC espera que, ao final do processo, ele possa oferecer produtos bem desenvolvidos, relacionados à Moeda Digital do Banco Central (CBDC). Desta forma, ele será capaz de começar os testes necessários à aplicação da moeda virtual.

Como utilizar a moeda digital 

As pessoas que quiserem utilizar a moeda virtual digital deverão ter uma carteira virtual por meio de um agente autorizado, como um banco ou uma instituição de pagamento. A princípio, o Real Digital será como uma forma complementar de célula. Entretanto, haverá a possibilidade de conversão em depósito bancário ou em real físico.

Em relação ao ambiente jurídico, a nova medida deverá estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regula as atividades relacionadas à proteção de dados e informações pessoais. Ou seja, a privacidade do usuário da moeda digital será preservada.

A estrutura criada pelo BC é necessária para o ambiente blockchain. No momento em que ela estiver disponível, os bancos e instituições financeiras poderão oferecer também todo tipo de moedas privadas. Portanto, é importante que elas estejam alinhadas. 

Com o Real Digital também há uma preocupação do BC relativa às atividades de lavagem de dinheiro e a adesão da moeda virtual a todos os acordos internacionais. Também é esperado que haja uma grande liquidez e um aumento do crédito disponível, da mesma forma como acontece nas transações financeiras tradicionais, onde os bancos atuam de uma maneira bastante robusta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.