Economia: o impacto da política fiscal na demanda agregada 

O impacto da política fiscal na demanda agregada é avaliado pelas estatísticas fiscais do Banco Central do Brasil. Veja mais pontos importantes para a economia!

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), as estatísticas fiscais são tradicionalmente utilizadas para avaliar o tamanho do setor público, o impacto da política fiscal na demanda agregada e a sua contribuição para o nível de investimento e poupança agregados. 

Economia: o impacto da política fiscal na demanda agregada 

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), as informações sobre o nível e a qualidade dos dispêndios e as fontes de receitas são também amplamente demandadas, juntamente com informações que permitem a avaliação mais precisa da sustentabilidade da política fiscal, incluindo o grau de endividamento público, prazos de vencimento, composição e reconhecimentos de dívidas.

Informações fiscais

A demanda por informações fiscais é ampla e vem sendo suprida, no caso brasileiro, por publicações de diferentes órgãos, em nível crescente de transparência. No caso do Banco Central do Brasil (BCB), as estatísticas produzidas têm como principal objetivo medir, pela ótica do financiamento, o impacto das operações do setor público sobre a demanda agregada. 

Financiamento ao setor público

Servem ainda de complemento à contabilidade governamental no gerenciamento da política fiscal, permitindo uma avaliação adequada do financiamento ao setor público, informa o Banco Central do Brasil (BCB). A utilidade das estatísticas, no entanto, é mais ampla, destaca o Banco Central do Brasil (BCB). As estatísticas apuradas pelo critério “abaixo da linha” permitem também verificar a consistência das estatísticas “acima da linha”. 

Estatísticas são divulgadas mensalmente

No caso dos governos regionais, cujas informações “acima da linha” não estão ainda disponíveis com a mesma regularidade e tempestividade, ao menos para o conjunto dos governos, permitem acompanhar a evolução fiscal mensalmente, com defasagem máxima de 30 dias. 

As estatísticas divulgadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) são utilizadas ainda como subsídio na definição e acompanhamento da política fiscal, permitindo a análise da sustentabilidade da dívida, inclusive por meio de projeções e programação financeira. Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) informa que as estatísticas permitem também verificar como o setor público está se financiando. 

Oferta e demanda

Portanto, é importante acompanhar as estatísticas oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), considerando que são fatores que impactam diretamente na economia do país, principalmente, refletem na inflação. Por isso, é importante para o cidadão que acompanhe as divulgações do Banco Central do Brasil (BCB), bem como, suas ações por meio de suas reuniões oficiais. 

Dessa forma, é possível entender os fatores que impactam de forma direta e indireta no fluxo de oferta e demanda do país. Além disso, também é uma forma importante de obter um parâmetro sobre economia de forma global. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.