Economia: micro e pequenas empresas impactam positivamente o PIB nacional

Micro e pequenas empresas impactam positivamente o PIB nacional, elevando a economia no setor de serviços. Saiba mais!

As micro e pequenas empresas já correspondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de produtos, serviços e riquezas produzidas no país, de acordo com informações da Agência Brasil.

Economia: micro e pequenas empresas impactam positivamente o PIB nacional

Com um faturamento que chega até R$ 3 trilhões por ano, o setor é responsável por 78% dos empregos gerados, além de promover em larga escala a inclusão produtiva dos microempreendedores individuais (MEI). A divulgação da Agência Brasil destaca que diferentes fatores determinam o tipo de empresa nesse segmento, e  o critério preponderante é o do faturamento anual. 

Setor de serviços

A Agência Brasil ressalta que o setor de serviço é o que mais detém micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, sinalizando mais da metade dos cadastros ativos no país. Essa concentração na área de serviços é comum nas economias maduras, por alavancar os arranjos produtivos dos demais setores, o que impulsiona a criação de empregos.

Desburocratização

Outro fator que acelerou a criação de arranjos produtivos no país foi o processo de abertura do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).  O tempo gasto para abrir uma empresa no país é decrescente desde 2019; o tempo médio era de 5 a 6 dias. Em agosto deste ano, o tempo foi de 23 horas, em média. Em alguns estados brasileiros, o marco é de 5 horas, destaca a Agência Brasil.

Tal facilidade revela um ambiente de negócios favorável à criação de novas empresas, e é visto por empresários nacionais como um diferencial. Além do tempo ímpar, as novas empresas também ganham a facilidade da assinatura digital, que dispensa o empreendedor do tempo e do custo de preparar documentação em cartório. 

Ficam livres de licenciamento ambiental, e autorização de órgãos como Corpo de Bombeiros e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destaca a Agência Brasil.

Tecnologia 5G impulsiona micro e pequenas empresas no Brasil

A implantação da tecnologia 5G no Brasil simboliza grande oportunidade para micro e pequenos empreendedores, especialmente pela demanda por desenvolvimento de softwares e outras soluções digitais como automação industrial, estimada em R$101 bi até 2030. Visto que a tecnologia 5G vai trazer outros impactos positivos, como ganhos de produtividade e redução de custos.

Além disso, a demanda por inovação tecnológica é outra fonte de oportunidades para novas empresas, em especial para as startups – um segmento que vem crescendo muito no país, com o apoio de políticas públicas específicas, como o InovAtiva Hub, destaca a Agência Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.