O sonho de muitas pessoas é abrir um negócio próprio de forma a se poder atuar na sua área e ganhar um bom dinheiro com isso. No entanto, muitas vezes o empreendedor não tem dinheiro suficiente para começar. Nesta hora vem à cabeça a necessidade de se pedir um empréstimo, mas como fazê-lo?
O fato é que o empreendedorismo é uma oportunidade de se conquistar uma liberdade financeira, gerir o próprio negócio e poder tomar as decisões necessárias para o seu desenvolvimento profissional. A princípio são vários os desafios, sendo que um deles é conseguir os recursos necessários para dar os primeiros passos.
A decisão de se contratar um crédito deve ser feita com bastante cuidado, analisando todas as opções encontradas no mercado. Todavia, é preciso observar a sua capacidade para se encarregar dos custos, levando em conta o rendimento inicial do negócio, de forma a não contrair dívidas.
Ademais, um empréstimo pode auxiliar no início do empreendimento de diversas maneiras, seja para pagar fornecedores, investir em equipamentos, criar um plano de marketing em busca de novos clientes. O empreendedor deve buscar o melhor crédito disponível para começar a sua empresa.
Como obter um empréstimo
É possível obter um empréstimo em instituições financeiras tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Aliás, o grande diferencial é que para quem tem um CNPJ, as linhas de crédito são melhores, com grandes oportunidades. Podemos destacar o empréstimo para capital de giro, microcrédito e o crédito online.
Estes tipos de empréstimo oferecem juros baixos e ótimas condições de pagamento. Analogamente, no caso de pessoas físicas e profissionais autônomos, é possível solicitar empréstimos consignados, pessoais e com garantia. Estes são um pouco mais limitados em suas condições.
Em síntese, tanto a pessoa física quanto a jurídica precisam apresentar documentos que comprovem sua idade, que deve ser de 18 a 79 anos. Além disso, deve-se residir no Brasil e ser brasileiro, declarar seu CPF e RG, apresentar comprovante de residência e de renda, não possuir restrições ao crédito e ter um bom histórico de pagamento.
Escolhendo o melhor crédito
É preciso observar que as variadas opções de crédito oferecem vantagens e desvantagens, portanto, deve-se buscar os empréstimos que atendam às suas necessidades e que não pesem em seu bolso. É indicado que se busque conhecê-los para escolher a melhor alternativa para o seu negócio.
O empréstimo pessoal é bastante acessível para o empreendedor, além de se conseguir uma aprovação com muita facilidade. Deve-se ter em mente que as taxas de juros são um pouco altas, na comparação com outras modalidades.
Já o empréstimo por garantia é um dos mais usuais. Nele o contratante coloca seu carro, ou imóvel, como garantia para o pagamento. Seus juros são mais baixos, e pode-se pagá-lo em até 240 meses, ou seja, 20 anos. É preciso associar o contrato a um bem do empreendedor.
Uma outra opção é o microcrédito, principalmente para quem está começando um novo negócio. Pessoas jurídicas ou não têm acesso ao empréstimo. No entanto, suas parcelas de pagamento são menores, com no máximo 24 meses para pagar.
Know how para se tomar uma decisão
Antes de tomar a decisão de se fazer um empréstimo, é indicado que se busque uma simplificação de seu empreendimento, tendo metas e objetivos claros. É preciso saber quais são as suas reais necessidades, onde quer chegar e quais serão seus passos iniciais para o desenvolvimento do negócio.
O empréstimo oferece o crédito inicial para o começo da empresa, mas é preciso se precaver de eventuais problemas como as altas taxas de juros e a dívida final, por exemplo. É importante que se analise a viabilidade do contrato de empréstimo. Deve-se entender quais são as suas necessidades financeiras.
Observe em qual fase o seu negócio está. Planejar é importante, assim como separar o que é necessário investir, verificando a entrada de capital no início do negócio. Leve em consideração que antes de começar é necessário conhecer o mercado, a área de atuação de sua nova empresa.
O empreendedor que deseja ter sucesso em sua empresa precisa ficar atento às formas de crédito disponíveis, desenvolver um bom plano de negócios, conhecer todos os fatores de restrição ao crédito, separar a documentação necessária, realizar o empréstimo, e monitorar os resultados de seu empreendimento.