Economia Azul: projeto Blue Rio investe em soluções através da valorização das startups

O projeto Blue Rio busca startups sustentáveis no conceito da economia azul

De acordo com informações da Agência Brasil, o Governo do Rio de Janeiro lançou, no dia 17 de abril, o projeto Blue Rio, que é um programa colaborativo que considera os desafios ambientais associados ao mar.

Economia Azul: projeto Blue Rio investe em soluções através da valorização das startups

A iniciativa do projeto Blue Rio é conectar o poder público, grandes empresas e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para desenvolver soluções às questões ambientalistas, juntamente com startups do setor.

O programa criado é conceituado como um investimento na chamada economia azul, que consiste num conceito sobre projetos sustentáveis que objetivam a preservação dos recursos marítimos.

Projetos ambientais impactam a economia

De acordo com informações oficiais, o Rio de Janeiro tem 686 km de costa marítima, sendo assim, projetos ambientais são importantes para a economia nacional, visto que a economia azul é uma base para atividades da indústria do petróleo.

A ideia principal é que a inovação ative a economia, através da junção e da conexão da tecnologia com as necessidades ambientais.

Dessa maneira, pessoas físicas e jurídicas poderão direcionar a inovação e modernizar soluções para os desafios propostos.

Assim sendo, é possível que uma startup possa trazer as novidades necessárias, juntamente com os parâmetros legais e tecnológicos do mercado atual.

Isso porque é necessário que iniciativas dinâmicas se envolvam na criação desse tipo de conexão. Sendo assim, trata-se de uma espécie de hub, já que envolve agentes públicos e privados em busca de inovação tecnológica.

A criação deve passar pelas etapas dos processos que envolvem a avaliação da necessidade atual, o capital necessário e o fluxo.

Investimentos em pesquisas

Cerca de R$ 2 milhões serão investidos no projeto que deve estruturar um laboratório oceanográfico na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Dessa forma, a UERJ estará apoiando o desenvolvimento de forma direta, além disso, esse investimento abrange outros aspectos relevantes.

Segundo ressalta a divulgação oficial, algumas estratégias  fundamentais serão trabalhadas no projeto, o que abrange saneamento e portos, navegação, logística, sustentabilidade e energia.

Parceria entre as empresas privadas e o setor público

O projeto conta com o apoio de grandes empresas para o levantamento dos desafios e para o desenvolvimento de soluções. Portanto, o envolvimento das empresas e do poder público, juntamente com a universidade é primordial para a solução focada em meio ambiente e sustentabilidade.

A divulgação oficial ainda ressalta que uma consultoria que atua como aceleradora de startups deve trabalhar no projeto de desenvolvimento do hub.

Dessa forma, as medidas adotadas devem ser semelhantes ao fluxo que ocorre na Europa e na Ásia no que tange a essa vertente.

O programa Blue Rio engloba outras medidas e, por isso, receberá um aporte de cerca de R$ 12 milhões para desenvolver ações ao longo de 3 anos. Visto que o projeto recebeu a parceria da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Certamente, projetos que objetivam ações sustentáveis são muito importantes para o desenvolvimento do país. Visto que a economia sustentável é uma vertente a ser considerada nos projetos futuros.

Diferencial no mercado

Por isso, o projeto Blue Rio pode se tornar um exemplo a ser seguido, principalmente em regiões que permitem atividades relacionadas ao mercado offshore.

Portanto, é importante a participação do cidadão e das empresas do setor público e privado para a discussão ampla de soluções, investindo em novas empresas que impactam a economia do nosso país.

Além disso, o projeto Blue Rio tem um diferencial no mercado, visto que além da estrutura multifatorial, também engloba a valorização das startups.

Desta forma, o programa é dinâmico e abrange a necessidade de uma economia sustentável e do investimento em pesquisa tecnológicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.