Eclipse Lunar: Entenda como acontece

O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Terra está entre o Sol e a Lua.  Nessa posição a Lua pode ficar parcial ou totalmente invisível por algum tempo, podendo ser vista a olho nu. 

A saber, os eclipses lunares acontecem somente quando a Lua está na fase cheia, pois é nessa fase que a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua. 

Ademais, para que ele ocorra, precisa necessariamente que o período da Lua Cheia aconteça com a passagem da Lua pelo seu nodo orbital. 

Ou seja, a Lua precisa estar posicionada de maneira a cruzar um determinado ponto da órbita do planeta Terra. 

Através do nodo orbital que se consegue definir qual o tipo do eclipse e qual a sua duração. 

Uma das diferenças notórias em relação ao eclipse solar é que esse último é visto apenas por uma pequena parte do planeta. Já o eclipse lunar pode ser visto em várias partes desde que esteja noite quando ele acontece. 

Se você está se preparando para o Enem e demais vestibulares do país, vale a pena ficar ligado nesse assunto. Por isso acompanhe o post e saiba mais sobre! 

Tipos de Eclipse Lunar

Veja abaixo a classificação dos tipos de eclipse lunar:

Total

Acontece quando o planeta Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, e por isso acaba tendo sua face totalmente escondida pela sombra terrestre. 

Parcial

Acontece quando o planeta se interpõe entre o Sol e a Lua, no entanto, esconde apenas uma parte dela, permitindo que o restante da Lua fique visível. 

Penumbral

Acontece na região da penumbra, contudo, tem-se uma variação no brilho da Lua. Entretanto, quando acontece o eclipse lunar penumbral total, ocorre uma variação no grau da luminosidade visível. 

Horizontal

Esse tipo de eclipse lunar acontece quando o Sol e a Lua estão visíveis simultaneamente. No entanto, é muito raro que ele aconteça. 

Frequência

Os eclipses lunares acontecem com certa frequência, em geral ocorrem ao menos duas vezes ao ano. Além disso, pode-se prever sua ocorrência com base nas datas de eclipses anteriores. 

No entanto, como ele ocorre na Lua Cheia, pode não se repetir a cada ciclo lunar, por conta da diferença de cinco graus entre o plano da órbita da Lua ao redor do planeta Terra e o plano da Terra ao redor do Sol. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o eclipse lunar?

Não deixe de ler também – Fases da Lua: Entenda tudo sobre o assunto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.