E-título: ÚLTIMAS HORAS para baixar ou atualizar o título de eleitor virtual

Título de eleitor eletrônico pode ser usado como documento para acessar o local de votação

Eleitores, prestem bastante atenção, pois o prazo para baixar, emitir ou atualizar o aplicativo e-Título termina às 23h59 (horário de Brasília), deste sábado (1°). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse aplicativo pode substituir o tradicional título de eleitor em papel. Contudo, no primeiro turno, o cidadão só poderá emitir a versão digital do documento até hoje.

Conforme aponta o TSE, a emissão da versão eletrônica do título será suspensa no domingo (02/10), voltando a ser liberada a partir da segunda-feira (03/10). Desta forma, o sistema ficará indisponível e os eleitores não poderão validar os dados no dia da votação.

Quais os benefícios de utilizar o e-Título?

Disponível desde 2020, o aplicativo virtual do título de eleitor permite o acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral. Além da versão digital do documento, também apresenta outros dados, como: zona eleitoral, situação cadastral, bem como a certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

Por outro lado, saiba que o uso do documento digital não é obrigatório e o eleitor também poderá apresentar um documento oficial, juntamente com a versão tradicional do título de eleitor.

Saiba como baixar e acessar o e-Título

Para poder utilizar o e-Título e gerar a versão digital do documento, o cidadão deve ter um registro na Justiça Eleitoral, além da biometria previamente cadastrada. Caso o eleitor não tenha realizado o cadastro biométrico, será necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar a versão virtual.

O aplicativo pode ser baixado para smartphone ou tablet , nas plataformas iOS ou Android . Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais para se cadastrar ou acessar a ferramenta.

No momento de fazer o download (baixar) do aplicativo, é recomendado que o eleitor faça corretamente o login e mantenha o acesso ativo. Essa etapa é importante para garantir o uso correto do documento eletrônico na seção eleitoral.

Na versão atual da ferramenta, é possível entrar facilmente com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor. Além disso, o aplicativo possui acessibilidade para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas.

Saiba mais: Posso usar um adesivo partidário no dia das eleições? Veja o que é e o que não é permitido

O aplicativo está disponível para todos os celulares?

Conforme informado anteriormente, o download do aplicativo e-Título pode ser feito na App Store e na Play Store. Desta forma, está disponível para dispositivos com o Android 6.0 ou com o IOS 13 em diante.

De acordo com o TSE, o suporte às versões a partir do Android 6.0 está relacionado às questões de segurança, principalmente porque versões inferiores a 6.0 estão mais vulneráveis a softwares maliciosos. “Versões lançadas há mais de 6 anos pela Google podem representar risco aos dados dos usuários do aplicativo. Apesar disso, o TSE estuda maneiras de expandir, com segurança, os serviços do e-Título para usuários com versões anteriores à 6.0”, informa o Tribunal.

Veja também: PIS 2022: Pagamento de até R$ 1.212 é LIBERADO; veja quem recebe e o calendário

Posso cadastrar mais de um título de eleitor no mesmo aparelho?

De acordo com o TSE, apenas um título virtual poderá ser cadastrado por aparelho. Isso porque o e-Título foi produzido como um documento de uso individual, destinado, inclusive, a garantir o acesso do eleitor/da eleitora, com biometria coletada e foto no dispositivo, à sua seção eleitoral. Desta forma, não é possível a utilização simultânea de dois ou mais documentos em um mesmo aparelho.

O título virtual poderá ser utilizado como documento para votar?

Sim. O eleitor/A eleitora que fez o recadastramento biométrico poderá votar apenas com o e-Título, desde que a versão digital do título de eleitor apresente sua fotografia.

Esse artigo pode lhe interessar: Posso justificar meu voto via aplicativo? Veja como justificar o voto em caso de ausência nas eleições 2022

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.