É falso que viúva de Che Guevara recebe Auxílio do Governo brasileiro

Circula pelas redes sociais a informação de que a viúva de Che Guevara, Aleida March de La Torre, recebe uma espécie de Auxílio Emergencial do Governo brasileiro. Mas o fato é que esse é uma informação falsa. Não há qualquer indício de que isso seja verdade.

O texto da postagem falsa afirma que a mulher receberia um auxílio de R$ 9,8 mil. Quem estaria pagando esse auxílio seria o próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto ainda diz que ela recebe a quantia há mais de 10 anos.

No texto em questão, eles dizem que ela começou a receber essa quantia ainda na época do Governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas tudo isso não passa de uma fake news. E a primeira prova disso é que o INSS não paga nenhum auxílio que custe mais do que R$ 6,4 mil.

Além disso, o próprio Governo brasileiro, que hoje não tem mais o comando do PT, diz que essa informação não é real. Outra mentira é que a mulher que ilustra o texto não é a esposa de Che Guevara, mas uma de suas filhas. É portanto uma mentira em diversas frentes.

A fonte da informação é o site A Conversa Para Boi Dormir. Trata-se portanto de um site satírico que tinha como objetivo fazer piada com questões políticas. Seja como for, até mesmo esse site já saiu do ar. Os autores originais da brincadeira não quiseram se pronunciar sobre o assunto.

Auxílio falso

Esta não é a primeira vez que essa fake news circula pela internet. Na verdade, ela começou a surgir por volta do ano de 2014. Mas ela costuma ir e voltar com uma certa frequência. Além disso, ela também não é a única forma de fake news sobre o Auxílio Emergencial.

Especialmente neste momento em que o Governo Federal está pagando o Auxílio é que aparecem mais informações falsas sobre o tema. Recentemente, um grupo viralizou a ideia de que o novo Auxílio do Governo federal iria acabar fazendo com que professores ficassem sem salários por seis meses.

Mas essa também é uma informação falsa. Não há nenhum dispositivo em nenhuma lei, seja do Auxílio ou não, que permita que o Governo Federal faça isso com o salário dos professores ou de qualquer outro servidor público. O cidadão precisa ficar atento com essas fake news.

Che Guevara

Ernesto Che Guevara foi um médico e guerrilheiro argentino. Ele se tornou uma espécie de ícone da esquerda latina pela sua participação na Revolução Cubana no século XX. Essa foi a Revolução que acabou levando Fidel Castro para o poder na ilha.

Até hoje, Guevara costuma permear o debate político na Argentina, no Brasil e no mundo. Partidários de esquerda costumam tratá-lo como uma espécie de herói e como uma figura importante da história da humanidade no século XX.

Já os partidários de direita costumam tratá-lo como um assassino e terrorista que matou inúmeras pessoas enquanto participava da guerrilha. Subjetividades à parte, o fato é que a informação de que a esposa dele recebe um auxílio do Governo brasileiro é objetivamente uma fake news.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.