E AGORA? Onde vejo meu PIS na carteira de trabalho digital?

Saiba como identificar a numeração no app

Com a modernização das relações trabalhistas, o PIS (Programa de Integração Social) também passou por mudanças. Agora, é possível visualizar a numeração pelo app. Mas, com essa afirmativa, certamente você deve se perguntar: onde vejo meu PIS na carteira de trabalho digital?

Verificar o PIS na CTPS pelo aplicativo é uma facilidade que traz mais segurança e praticidade para o trabalhador. Pensando nisso, na matéria desta quarta-feira (12) do Notícias Concursos, explicaremos como você pode acessar a versão online, assim, não ficará mais com a dúvida de onde vejo meu PIS na carteira de trabalho digital.

Leia mais: MUDANÇAS NO PIS ABRIL 2023: LULA VAI LIBERAR NOVA TABELA PIS 2023 HOJE (11/04)? ANTECIPAÇÃO DO PIS…

O que é o PIS?

O PIS é um programa criado pelo Governo Federal em 1970 para promover a integração social do trabalhador e distribuir renda de forma mais justa. Ele é financiado pelas empresas, que devem contribuir com um percentual sobre a folha de pagamento. O valor arrecadado é utilizado para pagar benefícios como o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego.

Onde vejo meu PIS na carteira de trabalho digital?

A carteira de trabalho digital é uma versão eletrônica da carteira de trabalho em papel. Para acessá-la, o trabalhador deve baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou acessar o site. Depois de fazer o login com os dados pessoais, é possível visualizar todas as informações relacionadas ao histórico trabalhista, incluindo o número do PIS.

Na tela inicial do aplicativo ou site, o trabalhador deve clicar em “Benefícios” e, em seguida, em “PIS”. Nessa seção, é possível visualizar o número, a data de cadastro, a situação atual e o valor disponível para saque, caso haja direito ao Abono Salarial.

Vale lembrar que o PIS também pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal, mas para isso é necessário ter em mãos o número e a senha cadastrada. Na carteira de trabalho digital, a consulta é mais simples e rápida, pois todas as informações estão centralizadas em um só lugar.

Por que é importante saber a numeração?

O número do PIS é importante porque ele é usado para identificar o trabalhador em diversos sistemas do governo, como o Cadastro Único e o eSocial. Além disso, é com ele que o trabalhador pode sacar o Abono Salarial e verificar se tem direito ao Seguro-Desemprego.

Caso o trabalhador não saiba o número, é possível encontrá-lo na carteira de trabalho em papel, no extrato do FGTS ou na folha de pagamento do mês anterior. Se mesmo assim não for possível encontrá-lo, é preciso entrar em contato com a empresa em que trabalha ou com a Caixa Econômica Federal.

Em suma, a carteira de trabalho digital trouxe mais praticidade e segurança para os trabalhadores, que agora podem consultar suas informações trabalhistas em um só lugar. Encontrar o PIS na carteira de trabalho digital é fácil e rápido.

Ademais, é importante saber a numeração para ter acesso a benefícios como o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego. Se você ainda não baixou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, aproveite para fazer isso agora. Assim, tenha todas as suas informações trabalhistas na palma da mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.