DREX: Moeda digital do Brasil começa a valer em 2024; saiba mais

Você já ouviu falar no DREX? Trata-se da moeda digital brasileira que está em fase de testes no país e que deverá entrar em operação em 2024, facilitando as operações comerciais para a população.

De acordo com o Banco Central (BC), responsável pela moeda, o DREX poderá ser utilizado pelos brasileiros em diversas áreas. A moeda digital será um grande marco tecnológico para o país, oferecendo diversos benefícios aos brasileiros.

O DREX tende a facilitar as trocas entre moedas, e aí as trocas comerciais vão a reboque, porque você tem um preço melhor definido para os ativos dos países“, explicou Fabio Araújo, coordenador dos trabalhos sobre o DREX do Banco Central.

Como o DREX vai funcionar?

O BC vem afirmando que o DREX vai permitir a realização de contratos com mais facilidade e segurança. Além disso, as transações terão um custo mais baixo para ajudar a população. Em suma, as pessoas poderão utilizar o real digital de várias maneiras, como:

Cabe salientar que tudo isso já é possível atualmente, mas o processo com o DREX será mais fácil e rápido. Segundo BC, o negócio só será efetivado quando todas as etapas forem cumpridas. Assim, não haverá riscos de alguma parte realizar o pagamento e a outra não transferir o documento, ou vice-versa.

Aliás, isso será possível porque as operações atuais não se comunicam entre si. Por exemplo, o sistema bancário e o cartório, responsáveis pelo pagamento e pela documentação, respectivamente, não são integrados. Assim, o processo acaba se tornando mais caro e demorado, isso sem contar na insegurança que as partes acabam sentindo.

Com o DREX, tudo será diferente, pois tudo será integrado. “O DREX irá juntar tudo em um só lugar, fazendo com que esse tipo de negociação seja mais rápido, mais seguro e mais barato“, explicou o BC em agosto.

DREX deverá ajudar brasileiros a realizar transações financeiras
DREX deverá ajudar brasileiros a realizar transações financeiras. Imagem: Correio Santa Vitória.

Você sabe o que é uma moeda digital?

Nem todas as pessoas já ouviram falar no DREX, apesar do aumento de notícias sobre a moeda digital nos últimos tempos. Inclusive, é difícil para muitos brasileiros entenderem como esse ativo funciona e qual a necessidade de criá-lo.

A saber, uma moeda digital oficial é apenas uma extensão do papel moeda. Em outras palavras, trata-se de uma forma de dinheiro emitida por uma autoridade monetária. Geralmente, o banco central é responsável por isso, mas a moeda também pode ser criada por uma instituição financeira governamental.

A propósito, vale destacar as diferenças entre o real digital e as criptomoedas, como o bitcoin. A mais importante delas se refere ao controle das moedas, visto que as criptomoedas surgiram com o objetivo de serem moedas descentralizadas, ou seja, governos ou bancos não podem controlá-las. Por outro lado, o DREX fica sob controle do BC.

A moeda digital oficial é reconhecida como um meio de troca legal. Portanto, o real digital terá valor respaldado pelo governo, igualmente à moeda física (cédulas e moedas). Entretanto, ao invés de existir fisicamente, o DREX terá apenas um registro eletrônico e seu armazenamento ocorrerá em sistemas digitais.

DREX reduzirá custos para a população

O BC afirma que o DREX proporcionará a redução de custos nas operações bancárias para a população. A expectativa é que isso ajude a popularizar produtos bancários através das fintechs, que são pequenas empresas de tecnologia ou startups cuja atuação ocorre no setor financeiro.

O acesso a crédito e investimento ainda é muito restrito. As pessoas ainda têm muita dificuldade. A gente enxerga que, com essa tecnologia, as pessoas vão ter outras oportunidades de investimento, que não só a caderneta de poupança. Elas vão poder fazer isso de maneira ágil, simples e vão poder acessar crédito mais barato, de uma maneira muito menos burocrática“, disse Fabio Araújo.

Por que o nome é DREX?

Muitas pessoas se perguntaram por que o Banco Central escolheu o nome DREX para o real digital. Em resumo, a autarquia explicou que cada letra que compõe o nome da nova moeda se refere a uma característica da ferramenta.

Confira abaixo o significado de cada letra:

  • D representa a palavra digital;
  • R corresponde a real;
  • E se refere à palavra eletrônica;
  • X passa a ideia de conexão, modernidade.

O BC ainda revelou que a letra X foi escolhida para repetir a última letra do PIX, o meio de pagamento instantâneo que consiste na transação de valores financeiros entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Isso o torna rápido e prático, sem contar que o sistema também é bastante seguro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.