Dress code: O que é e por que definir?

Você já ouviu falar em dress code? Não sabe do que se trata essa expressão? Então não deixe de acompanhar o nosso guia completo de hoje! Nele vamos responder as suas principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais!

O que é dress code?

Podemos dizer que o dress code nada mais é do que um tipo de “código de vestimenta”. Isto é, trata-se de um código que é capaz de apresentar a forma mais adequada de se vestir em determinado ambiente ou ocasião.

No trabalho, o dress code se refere ao estilo de roupa que os colaboradores podem usar dentro do seu setor. Isso vale tanto para empresas que oferecem camisetas de uniforme, quanto para as que não oferecem.

Afinal, mesmo que você tenha camisetas de uniforme, o dress code pode apontar que você deve usar roupa social para complementar a sua combinação. Ou então, que você pode usar peças mais casuais.

Qual a importância do dress code?

Por meio do código de vestimenta é possível estabelecer um padrão visual para a empresa, evento, setor, etc. Isso facilita na hora de escolher uma roupa para o trabalho, além de fazer com que as pessoas não se destoem uma das outras.

Inclusive, a conformidade da vestimenta pode fazer com que não haja uma diferenciação de classe social no ambiente de trabalho, especialmente nos casos em que os indivíduos usam uniforme completo.

Assim, diminui-se a chance de se criar situações desconfortáveis para os seus colaboradores.

Porém, os benefícios e a importância do dress code não param por aqui. Outros fatores podem ser citados:

  • Foco do colaborador, tendo em vista que ele se preocupa com a vestimenta que usa no espaço de trabalho.
  • Imagem profissional de mais qualidade, porque a forma como nos vestimos no trabalho pode falar muito sobre quem somos.
  • É possível se sentir ainda mais parte do espaço, devido à leve padronização das vestimentas.

Vale ressaltar que o código de vestimenta não diz respeito apenas àquelas empresas que apresentam um dress code rígido e imutável. Ou seja, é possível ter o código, mas, ao mesmo tempo, é possível que a empresa também seja um pouco flexível quanto a isso.

Em outras palavras, você não precisará abrir mão de quem você é e do que gosta de vestir. Afinal, é realmente possível você incluir alguns itens e peças que falem mais sobre o seu estilo pessoal.

Em caso de dúvidas sobre o dress code da sua empresa, converse com o seu gestor. Além disso, observe o comportamento e as vestimentas das outras pessoas. Tudo isso poderá lhe ajudar na hora de se vestir mais adequadamente para o trabalho.

E, ah! Outro fator importante: o código de vestimenta já começa a ser observado e contado a partir do momento em que você vai a uma entrevista de emprego. Portanto, estude bem a empresa em questão e lembre-se de escolher a roupa certa para esse momento.

Agora nos diga, nos comentários: Você é a favor ou contra às vestimentas padrões no trabalho? Por quê?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.