Dormir mais no fim de semana faz mal?

Será que dormir mais no fim de semana pode fazer mal? Ou é possível “recuperar o sono”, ao dormir uma quantidade maior de horas nestes dias?

Se você, assim como muitas pessoas, tem essas dúvidas, não deixe de conferir o que preparamos neste artigo. Buscamos trazer algumas informações sobre esse assunto importante. Quem sabe assim, você possa refletir sobre o tema e preparar uma rotina de sono mais saudável para si mesmo, não é?

Vamos lá!

Dormir mais no fim de semana faz mal? Veja alguns pontos relevantes

Não é que dormir mais no fim de semana faz mal à saúde de uma forma profunda e de uma hora para outra. Isto é, dormir um pouco a mais no fim de semana, desde que não seja algo exagerado, pode não causar prejuízos ao seu bem-estar. Porém, quando as horas dormidas são bem mais longas do que o normal, podemos estar diante de algumas alterações, como por exemplo, mais cansaço do que energia.

Além disso, devemos refletir sobre outros fatores envolvidos com a qualidade do sono. Veja:

1. O sono do fim de semana não vai compensar a falta de descanso nos dias úteis

Um ponto importante que deve ser levado em consideração é o fato de que dormir mais no fim de semana não irá recuperar as “horas perdidas” nos dias úteis.

Isto é, se o seu objetivo é “tirar o atraso”, saiba que, segundo especialistas, isso não é possível. Uma noite mal dormida não pode ser recuperada, pois os danos causados pela privação do sono não poderão ser diminuídos dormindo mais em outro dia.

Portanto, se você tem dormido mais no sábado e domingo por esse motivo, saiba que isso não está acontecendo na prática. Isto é, você não está recuperando o seu sono, mas sim, está apenas dormindo mais.

2. Você pode acabar desregulando o seu sono, piorando o ritmo na semana

O fato de dormir mais no fim de semana também pode ocasionar um desequilíbrio no sono nos dias úteis. Por exemplo, você pode ter mais dificuldade para dormir no domingo à noite, acordando mais cansado na segunda-feira e desequilibrando a sua energia nesse sentido.

Portanto, fique de olho nessas alterações e cuidado com as mudanças constantes de rotina de sono, pois isso pode aumentar a sensação de cansaço.

3. A sensação de cansaço pode ser maior do que a de descanso

Embora muitas pessoas acreditem que dormir mais no fim de semana pode aumentar a energia, a verdade é que esse ritmo desordenado pode piorar o bem-estar.

Afinal, como temos o nosso chamado “relógio biológico”, alterá-lo constantemente pode aumentar a sensação de falta de energia. Por isso, dormir mais no fim de semana nem sempre é sinônimo de descanso.

4. Você pode ter menos horas de fim de semana para aproveitar

Por fim, algo que podemos pensar é com relação ao tempo disponível para aproveitar o fim de semana: será que dormir mais não irá fazer com que você tenha menos momentos de lazer?

Pense sobre isso, cuide do seu sono e em caso de dúvidas converse com o seu médico!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.