Dores nas costas aumentam durante isolamento social

photo-1585917138424-61cf3ee524d9
Banco de Imagens: Unsplash

Não só o índice de doenças emocionais cresceu durante a Pandemia da Covid-19, outro problema foi muito recorrente neste período, as dores nas costas.

O termo “dor na costa” está entre os mais pesquisados da internet, de acordo com o Google Trends, serviço de análise de tendências do buscador.

Apesar de este padecimento ser bem comum no Brasil, visto que segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 16% da população ativa sofre com dores nas costas; devido ao período de isolamento, esse problema foi agravado.

Vários sãos os gatilhos para as dores nas costas terem se tornado trending topics na internet durante a Pandemia, entretanto, a má postura no home office e a falta de atividades físicas estão entre os principais motivos.

Home Office X Dores nas costas

A falta de um ambiente adequado e ergonômico para realizar as atividades profissionais vem afetando a saúde do trabalhador.

Além da falta de concentração e do baixo rendimento por subdividir tarefas domésticas enquanto trabalha, o Home Office também pode gerar intensas dores nas costas , devido à má postura.

Muitos trabalhadores acabam colocando o notebook no colo, fazendo o ofício sentado inapropriadamente, na cama ou sofá, enquanto deveriam utilizar uma cadeira ergonômica com mesa em uma altura ajustável para que os joelhos fiquem em uma posição de 90 graus do chão, pés firmes no solo e antebraço apoiado pelo apoio da cadeira.

É importante também, que a cadeira tenha regulagem do encosto das costas, a fim de que seja personalizado, de acordo com o tamanho do usuário.

Realizar um intervalo de hora em hora, também pode ajudar a amenizar as dores provocadas pela postura sentada. Por isso, fazer pequenos alongamentos, enquanto levanta para ir ao banheiro é o ideal.

Falta de atividades físicas X Home Office

Muitos estados ainda se encontram na fase mais restritiva da Pandemia, a vermelha. Nessa fase, academias e clubes têm o funcionamento suspenso. Outras fases, como a laranja, limita a quantidade de frequentadores.

Essas medidas de restrição social, extremamente importantes durante este período, fazem com que muitas pessoas desistam de vez da prática de atividades físicas.

Sem motivação para realizar os exercícios em casa, seja pela falta de espaço, equipamentos ou mesmo animo, o sedentarismo acaba tomando conta da rotina, trazendo como resultados inúmeros prejuízos à saúde, incluindo, a dor nas costas.

De acordo com especialistas em Educação Física, o alongamento da lombar, é uma das formas mais eficientes para prevenir as dores provocadas pelo sedentarismo. Tirar 30 minutos por dia para fazer essa atividade, que dependendo do tipo de exercício, não demanda nem equipamentos, pode ajudar a contornar o quadro de dor, além de melhorar a disposição no dia a dia.

Outras medidas para minimizar as dores incluem:

  • Dormir no mínimo 6 horas por noite
  • Não carregar pesos
  • Agachar sempre com joelho e não curvando a coluna
  • Se atentar a postura (tanto sentado, quanto em pé)

Caso as dores nas costas permaneçam por muito tempo, é indicado procurar um médico ortopedista, a fim de realizar uma avaliação.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.