Domínio Amazônico: resumo de geografia para a prova do ENEM

Você conhece as principais características do Domínio Amazônico?

Domínio Amazônico: resumo completo de geografia para o ENEM

O Domínio Amazônico, também conhecido como Domínio morfoclimático da Amazônica, é caracterizado pelo baixo relevo e por chuvas constantes.

Se você vai fazer a prova do ENEM, então não pode deixar de estudar os domínios morfoclimáticos! Esse assunto de geografia é muito cobrado no exame: praticamente todas as edições da prova possuem ao menos uma questão sobre o tema.

Mas, dentre todos os domínios, o Amazônico ocupa um lugar importante. Assim, é muito provável que alguma questão sobre ele apareça na próxima edição do ENEM.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o Domínio Amazônico. Vamos conferir!

Domínio Amazônico: introdução e principais características

O Domínio Amazônico faz parte de uma área do país em que predomina o clima equatorial. Dentre as principais características desse clima, podemos citar as chuvas frequentes e o predomínio de altas temperaturas durante todo o ano.

Devemos destacar que esse domínio é o maior domínio morfoclimático brasileiro, ocupando 50% do território. O extenso tamanho faz com que o domínio ocupe também 20% da biodiversidade terrestre, com uma importantíssima fauna e flora.

Domínio Amazônico: vegetação

Em relação à vegetação, o Domínio Amazônico é caracterizado pelo predomínio de árvores com folhas latifoliadas. As plantas são higrófitas (adaptadas a grandes quantidades de água). A mata é fechada e densa, além de ser heterogênea, ou seja, diversificada e arbórea.

Além disso, a vegetação do domínio é dividida nos chamados “degraus amazônicos”. Confira quais são eles:

1: Igapó: alagada o ano todo. Exemplo: Vitória Régia

2: Várzea: alagada durante as cheias do Rio Amazonas

3: Terra Firme: nunca alaga. Exemplo: castanheira

Domínio Amazônico: problemas ambientais

Desde o final do século XX até os dias de hoje, pode-se observar um desmatamento intenso na região e também a presença de diversos problemas ambientais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.