Diversificação de Investimentos – Conheça o Fundo Multimercado

O que é o fundo multimercado?

O fundo multimercado é um dos tipos de fundos de investimentos que existem. Sendo assim, são fundos de investimentos compostos por vários outros investimentos

De forma sucinta, é uma maneira de você colocar seu dinheiro em um fundo que está aplicando em diferentes produtos financeiros simultaneamente. Sendo assim, o mercado financeiro oferece diversos tipos de investimentos, como os fundos de renda fixa, câmbio, fundos de ações etc. 

O que é um fundo de investimentos?

Um fundo de investimentos é uma modalidade coletiva de aplicação financeira. Sendo assim, diversas pessoas investem em um mesmo fundo. 

De forma sucinta, ao investir no fundo, as pessoas estão essencialmente dando poder ao gestor de executar essa estratégia, ou seja, alocar e gerir os recursos.

Basicamente, o fundo multimercado é administrado por uma pessoa, por um grupo ou por uma empresa. Sendo o gestor, ou ainda, uma empresa custodiante, geralmente é uma corretora de valores. Por isso, essa modalidade de investimento pode ser interessante por conta da diversificação. 

Considere o desenho estratégico do gestor 

Já que o investidor aposta em diversos produtos, conforme o desenho estratégico do representante da gestão. Dessa forma, ao optar pela modalidade de investimento em um fundo multimercado, é importante que considere alguns pontos que se referem as estratégias da gestão do fundo.

Veja algumas possíveis estratégias

Primeiramente, atente-se à estratégia utilizada pelo gestor do fundo. Algumas estratégias são possíveis, veja a seguir:

Estratégia Juros e Moedas

Esses fundos são conhecidos por operar com moedas estrangeiras, como o dólar e o euro, por exemplo. Além disso, também lidam bastante com taxas de juros e índices de preços, como IPCA, taxa Selic e afins.

Estratégia macro

Essa estratégia se refere ao investimento em renda fixa, variável, câmbio e outros. Sendo assim, nessa estratégia considera-se o prazo médio e longo. 

Estratégia trading

Uma estratégia voltada ao curto prazo. São muitas as possibilidades de investimentos dentro dessa estratégia. 

Estratégia Long and Short ou Equity Hedge

São fundos que operam com ativos de renda variável, por exemplo, as ações na Bolsa de Valores. Dessa forma, o retorno e a rentabilidade são oriundos da compra e venda de ações. 

Estratégia Específica

Por obviedade se refere a uma estratégia que mira um alvo específico. Dessa forma, é definido um ativo com antecedência. No entanto, sempre um investimento por vez.

Estratégia Livre

A estratégia livre se refere a uma adaptabilidade do modelo de investimento conforme as nuances do mercado. Ou seja, o gestor aproveita as oportunidades que se apresentam de acordo com o mercado financeiro e de capitais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.