“Em cima” ou “encima”: qual está correto?

“Em cima” ou “encima”: como usar esses termos?

As duas palavras fazem parte da língua portuguesa e ambas estão corretas. Porém, como “em cima” e “encima” são termos homônimos homófonos, se escrevem de maneiras diferentes mas são pronunciados da mesma forma, muitos estudantes acabam se confundindo na hora de utilizá-los.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo contendo as principais regras que regem o uso desses dois termos. 

“Em cima”: regra geral

A primeira coisa que deve ser feita é a análise do contexto e da frase em que a palavra irá se inserir. “Em cima” é uma locução adverbial de lugar e possui como significado algo que está em nível superior em relação à alguém ou à alguma coisa, na parte mais elevada, na parte superior ou sobre. 

Além disso, você deve memorizar também que “em cima”é o antônimo de “embaixo”. Dessa maneira, para verificar se o uso da palavra em determinado contexto está correto, você pode substituir a mesma pelo antônimo. Se a frase continuar fazendo sentido, então você usou “em cima” corretamente. 

Vamos observar esse exemplo: 

  • O meu livro está em cima da cama
  • O meu livro está embaixo da cama (o antônimo faz sentido, então o uso está correto)

“Encima”: regra geral

“Encima” é a conjugação do verbo encimar, que significa “coroar”, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo: ele encima.

Muitos estudantes não conhecem esse verbo e, justamente por isso, acabam cometendo erros. Vamos observar esse exemplo para que a regra fique mais clara: 

“A preciosa tiara encima a cabeça da rainha.”  Aqui o verbo está se referindo ao adorno que se encontra na cabeça da rainha.

É válido destacar que escrever “A preciosa tiara em cima a cabeça da rainha.” está totalmente errado. 

“Em cima” ou “encima”: Erro

Você deve tomar cuidado para não cometer um erro ortográfico: escrever a palavra “emcima” grafada assim, com a letra “m” e tudo junto. Isso ocorre pois muitos acabam por querer estabelecer uma analogia com a palavra “embaixo”, que é escrita de forma junta e usando-se o” m” antes do “b”, devido à regra de escrita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.