Dicas de documentários sobre o Brasil nas últimas décadas

Estudar os acontecimentos da história recente do Brasil é fundamental na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do país. 

Por isso, selecionamos três documentários que abordam fatos históricos do nosso país, assim como o cotidiano dos povos indígenas, das empregadas domésticas e um panorama do cenário econômico das últimas décadas.  

Além disso, estudar por documentários se tornou uma opção leve e descontraída na preparação para as futuras avaliações. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas! 

3 dicas de documentários sobre o cotidiano brasileiro

Selecionamos três dicas de documentários que abordam o cotidiano brasileiro, abordando temas como o dia a dia em aldeias indígenas, a vida das empregadas domésticas e um panorama econômico das últimas décadas, veja abaixo! 

Coração do Brasil

O documentário mostra três participantes da expedição que demarcou o centro geográfico brasileiro no final da década de 50.

Em síntese, Sérgio Vahia de Abreu, Adrian Cowell e o cacique Raoni, revisitam aldeias, reencontrando personagens e demonstrando a situação atual dos indígenas. 

O trio fez parte da expedição liderada pelos irmãos Villas Boas e organizada pela Fundação Brasil Central. 

Doméstica 

O documentário do diretor Gabriel Mascaro, colocou na mão de sete adolescentes uma câmera para registrar o cotidiano de suas empregadas domésticas. 

O filme foi editado, após horas de gravações, resultado de um material bruto que demonstra de maneira real as relações entre patrões e empregados. 

O Brasil que deu certo. E agora?

O documentário traça um panorama do cenário econômico brasileiro, tratando o que aconteceu no passado e o que esperar para o futuro. 

O filme reúne depoimentos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor de Mello, assim como de ex-ministros de Estado e diversos ex-presidentes do Banco Central. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre o cotidiano brasileiro?

Não deixe de ler também – Manifestantes pedem Auxílio de R$ 600 em protestos contra Bolsonaro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.