Distrito Federal inicia retomada das aulas presenciais na rede pública

O Distrito Federal (DF) inicia o retorno às aulas presenciais em escolas da rede pública nesta quinta-feira, dia 5 de agosto. De acordo com o cronograma estabelecido, a retomada será gradual, de modo que os alunos retornarão aos poucos ao ensino presencial.

Hoje retornam às salas de aula os alunos matriculados na educação infantil, enquanto na próxima segunda-feira, dia 9 de agosto, a retomada será para alunos do ensino fundamental dos anos iniciais e para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º segmento.

Os alunos do 2º e 3º seguimentos do EJA e dos anos iniciais do ensino fundamental poderão retornar às escolas no dia 16 deste mês, enquanto o ensino médio está previsto para retomar as atividades em 23 de agosto, assim como as unidades de ensino superior.

DF definiu protocolo para volta às aulas

Para efetuar o retorno às aulas presenciais no DF, o governo estabeleceu um protocolo que deve ser seguido pelas unidades educacionais. Nesse sentido, as escolas devem garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

Além disso, o uso de máscaras será obrigatório. Há ainda a orientação da higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel. De acordo com a Secretaria de Educação do DF, os ônibus escolares passarão por procedimento de limpeza todos os dias.

A secretaria afirma ainda que as turmas serão divididas em duas. O objetivo é reduzir o número de alunos por sala. O tempo das aulas também passou por uma redução. Desse modo, as aulas passarão de cinco para quatro horas e as escolas deverão continuar o uso de tecnologias digitais para complementar as aulas.

Nos portões de acesso às escolas os alunos devem passar pela aferição de temperatura. Além disso, o protocolo indica que os ambientes devem permanecer ventilados, com janelas e portas abertas.

Segundo o governo, para realizar a retomada das aulas presenciais na rede pública, “a grande maioria dos professores” já foi imunizada com a vacina da Janssen (dose única). No entanto, a secretaria não indica o número de docentes vacinados.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia MEC libera a 2ª chamada do ProUni do 2º semestre de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.