Direcione Seu Comportamento na Entrevista de Emprego

Pontos fundamentais para direcionar o seu comportamento em uma entrevista de emprego

O seu comportamento pode ser um diferencial durante uma entrevista de emprego. Por isso, é importante que você se atente a alguns pontos para que possa direcionar o seu comportamento, construir a sua narrativa e alcançar seus objetivos profissionais.

O mercado atual foi modificado pelas startups, ainda que essa mudança tenha ocorrido de forma intangível. Por isso, uma entrevista de emprego se tornou algo mais informal e participativo.

Desafio e oportunidade para o candidato 

No entanto, o que é uma vantagem pode ser um desafio para o candidato, já que é possível, dentro desse conceito, incluir algumas “pegadinhas” no que diz respeito a assertividade e postura do candidato.

Por isso, é fundamental que o candidato verifique o ambiente para se orientar em relação à sua vestimenta, respeitando a cultura da empresa.

Mantenha o foco na carreira ainda que a entrevista ocorra de forma descontraída 

Todavia, deve aproveitar o espaço aberto para a entrevista de forma direcionada. Sendo assim, como candidato você deve ter foco na sua carreira profissional, ainda que você tenha muita abertura para falar, procure utilizar palavras que corroborem sua narrativa. Sendo assim, evite gírias e nunca (em situação alguma) fale mal do seu empregador anterior.

 Além disso, um ambiente descontraído dentro de uma entrevista de emprego pode fazer o papel de uma dinâmica para verificar como o candidato se comporta em um ambiente social.

Postura e linguagem corporal

Por isso, tenha foco na sua postura e mantenha contato visual com o seu entrevistador. Bem como, caso você tenha que falar estando em pé, procure não balançar as pernas enquanto fala. No entanto, caso você esteja sentado, evite cruzar os braços e pernas e não coloque objetos no seu colo em forma de defesa. Pois, todos esses pontos são analisados dentro de um processo seletivo.

Conheça seus pontos fortes e seus pontos que requerem melhorias

É muito positivo que uma entrevista de emprego na atualidade não seja tão formal e o ambiente não seja intimidador. Todavia, o candidato precisa se atentar ao fato de que toda essa abertura pode ser exatamente uma forma de análise.

Por isso, analise a sua própria trajetória para poder direcionar a sua entrevista de forma profissional. Sugerimos que verifique nossas dicas para a construção do seu currículo e eleve a chance de sucesso em todos os seus objetivos de carreira através da análise de seus pontos fortes e seus pontos a melhorar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.