Dinheiro esquecido: Saiba como consultar com seu CPF

Em uma semana, o BC registrou mais de 100 milhões de consultas ao dinheiro esquecido em seu site oficial de acesso

Pouco mais de uma semana depois de lançar um site para que os brasileiros consultem se possuem algum dinheiro esquecido, o Banco Central (CB) atualizou os números do processo. Na noite desta segunda-feira (21), eles afirmaram que o número de acessos únicos por cidadãos ultrapassou a marca dos 100 milhões.

Esse é um número natural que estava sendo aguardado desde o último final de semana. É que até a última sexta-feira (18), esse nível de consultas já estava se aproximando. De qualquer forma, é um dado que mostra que muitos brasileiros estão precisando muito de dinheiro neste momento. É o que se sabe.

Vamos aos números: de acordo com o Banco Central, entre os dias 14 e 20 de fevereiro, eles registraram 102,7 milhões de consultas ao sistema. Esse número considera não apenas a questão das pessoas físicas como também a das contas jurídicas. Então são análises através do CPF e também do CNPJ de empresas.

O número de pessoas que estavam procurando por esses dados via CPF foi bem maior. Ainda tomando como base os dados do Banco Centra, foram cerca de 100,1 milhões de consultas neste período de uma semana. Mas apenas cerca de 21,8 milhões é que realmente encontraram algum dinheiro para receber.

Já no caso das empresas, o número de acessos foi notadamente menor. De acordo com o BC, neste mesmo período de uma semana, eles registraram 2,5 milhões de consultas. O número de CNPJs que tinham algum dinheiro esquecido chegou na marca dos 251 mil. Nada além disso. Pelo menos até aqui.

Dinheiro esquecido

Vale lembrar que essa é apenas a primeira etapa de disponibilização de consulta ao dinheiro esquecido em instituições financeiras das mais diversas naturezas. São R$ 3,9 bilhões de 28 milhões de empresas. É o que se sabe.

Quem não conseguiu encontrar nada agora vai ter mais uma oportunidade depois. De acordo com o próprio BC, a ideia é abrir uma nova fase de consultas já no próximo mês de maio. Ao todo a ideia é recuperar cerca de R$ 8 bilhões esquecidos.

Isso quer dizer portanto que se você não conseguiu encontrar nada agora, não adianta entrar no modo desespero. Basta esperar para ter mais uma chance depois. É isso o que o Banco Central está dizendo.

Não há saque agora

Vale sempre lembrar também que não é possível sacar o dinheiro esquecido desse sistema agora. Mais do que isso, não dá para antecipar esse saque. De acordo com o Banco Central, isso não é possível de acontecer.

É importante dizer isso porque há relatos de quadrilhas que estão tentando enganar as pessoas com informações falsas neste momento. Elas estão prometendo que o cidadão vai receber esse valor antecipado se fizer um pix.

Isso não existe. O Banco Central afirma que neste primeiro momento, a abertura está acontecendo apenas para as pessoas consultarem os dados. O período de saques deve acontecer dentro de mais algumas semanas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.