O que fazer com o dinheiro de benefícios como PIS e FGTS? Saiba mais

Milhões de brasileiros têm a oportunidade de receber uma grana extra

Nos últimos meses, os trabalhadores brasileiros descobriram diversas fontes de grana extra, como o saque do novo FGTS anunciado pelo Governo Federal. Além disso, milhões têm a oportunidade de sacar o abono salarial do PIS/Pasep e/ou 13º adiantamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mas, o que fazer com o dinheiro de benefícios do Governo?

Para o abono, a transferência de 2022 refere-se ao ano base de 2020. Além disso, a Secretaria do Trabalho e Previdência Social abriu o prazo para solicitar os benefícios “esquecidos” em março junto com o ano-base de 2019. O Banco Central também lançou em fevereiro o seu Sistema de Contas a Receber (SVR), um site onde os consumidores podem consultar e reivindicar o dinheiro deixado em instituições financeiras. Para aqueles com valor de uma ou mais das fontes acima, agora é a hora de pensar estrategicamente no que investir o dinheiro de benefícios, e é o que o Notícias Concursos vai te mostrar neste sábado (09).

O que fazer com o dinheiro de benefícios?

Especialistas dão algumas dicas para quem não tem dívidas para quitar e quer aproveitar ao máximo esses recursos. Confira abaixo:

Fazer uma reserva financeira

O que fazer com o dinheiro de benefícios como PIS e FGTS? Saiba mais
O que fazer com o dinheiro de benefícios como PIS e FGTS? Saiba mais – Canva Pro

Durante a pandemia de Covid-19, milhões de brasileiros perderam seus empregos e precisaram “seguir seu próprio caminho”. Com isso, muitas pessoas entendem a necessidade de constituir reservas financeiras para tempos difíceis.

A pandemia trouxe um conceito que existe há muito tempo, que é manter parte da sua renda por causa de imprevistos. Então, quando ocorrer um imprevisto, será necessário recorrer a um empréstimo ou alienar o ativo a um preço abaixo do mercado.

Então, recomenda-se aos cidadãos que recebem recursos adicionais que coloquem parte desse dinheiro em um fundo de renda fixa vinculado ao CDI, opção oferecida por diversos bancos tradicionais e digitais. Esta é uma alternativa de fluxo diário seguro, isento de impostos.

Investir em renda fixa

Atualmente, a taxa básica (Selic) é de 11,75%, o que significa que agora é um bom momento para investir em renda fixa. Quando as taxas de juros são mais altas, o retorno do investimento é maior dessa maneira.

Na renda fixa, há títulos bancários e até títulos públicos que pagam dois dígitos, acima de 10%, com total segurança devido ao aumento exponencial da Selic nos últimos meses. Você não precisa fazer nada, pois seu dinheiro rende cerca de 12%.

Investir na bolsa

Outra opção menos conservadora é investir no mercado de ações. Só nos últimos 20 dias, R$ 60 bilhões foram destinados à B3, em sua maioria investidores estrangeiros.

Se os americanos, que são mais desenvolvidos em investir do que os brasileiros, veem nosso mercado de ações como uma oportunidade, percebemos que precisamos investir. Se você tem um perfil, recomendo investir até 30% do seu patrimônio na negociação de títulos é ideal fazê-lo sob a orientação de um profissional. Assim, dá para fazer seu dinheiro de benefícios render significativamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.