Diferença entre sonho e objetivo – Você sabe qual é?

Entenda a diferença desses dois conceitos e use isso ao seu favor.

Afinal, você já parou para pensar na grande diferença entre sonho e objetivo? Ainda não? Então talvez este seja o momento para pensar sobre esse assunto!

Isso porque os conceitos são distintos e merecem, da mesma forma, atenção de maneira distinta. Por isso, elaboramos este conteúdo com algumas informações relevantes sobre sonhos e objetivos. Acompanhe para entender.

Existe diferença entre sonho e objetivo? Qual é?

Sim! E a diferença é bem grande. Em resumo, podemos entender que o sonho está apenas no campo imaginário, da “vontade de se ter algo”; o objetivo, por outro lado, escorrega mais para o campo do real, do “estou fazendo algo para isso”.

Ambos podem – e devem – caminhar lado a lado, para que as pessoas consigam desenvolver motivação na hora de cumprir as mais diversas atividades cotidianas.

Afinal, sem sonho não há objetivo; e sem objetivo não há sonho concretizado. Abaixo, portanto, vamos detalhar um pouco mais cada um dos conceitos. Continue acompanhando.

Vamos entender o conceito de sonho?

O sonho é aquilo que desejamos ardentemente. É aquilo que faz com que sintamos uma certa “esperança” perante o futuro. O sonho está no campo do imaginário, pois conseguimos imaginar como seria se o alcançássemos.

No entanto, o sonho é algo não palpável. Não conseguimos tocá-lo ou senti-lo fisicamente, mas sim, apenas emocionalmente. Assim, o sonho pode ser moldado e feito de mil e uma formas diferentes, além de mudar o seu conceito e jeito de ser a cada dia – caso queiramos isso.

Vamos entender o conceito de objetivo?

Um objetivo, por outro lado, não é algo que apenas queremos… Mas, também é algo que estamos buscando. O objetivo se pauta em um plano, estruturado, que fazemos pensando naquele sonho que desejamos.

O objetivo é traçado para que tenhamos um caminho para alcançar o sonho. Ele é palpável, pois temos em nossas mãos as tarefas que são necessárias para chegar até o sonho.

Um objetivo, portanto, não se pauta em uma esperança, mas sim, em uma determinação e atitude. Nós esperamos que o sonho aconteça; enquanto o objetivo é o caminho pelo qual seguimos rumo ao sonho.

Você tem se dedicado ao seu sonho ou objetivo?

Agora que já sabemos a diferença entre sonho e objetivo, gostaríamos que você refletisse um pouco sobre este questionamento: você tem se dedicado apenas a um sonho, ou tem pautado-o em seus objetivos de vida? Qual foi o último momento em que você fez um plano com objetivos para alcançar algo que você deseja?

Refletir sobre isso é muito importante para que possamos construir um futuro mais promissor. Afinal, se devemos pautar os nossos sonhos em objetivos concretos e eficientes, devemos fazer um plano prévio para isso acontecer.

Caso contrário, estaremos a mercê do dia a dia e da vida, sem ter o mínimo de projeção de como será o nosso futuro. E nós imaginamos que não é isso que você deseja para si, não é mesmo?

Então comece a pensar com mais coesão sobre os seus sonhos e objetivos, e não deixe-os apenas no campo do imaginário. Tente trazê-los para a vida real, através de reflexões consistentes. Invista em você dessa maneira!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.