Dietas restritivas podem garantir efeito contrário do esperado

photo-1576046126313-e93a138bc984
Banco de Imagens: Unsplash

Na busca por um corpo perfeito, muitas pessoas se submetem a dietas restritivas, eliminando o consumo de determinados alimentos no seu dia a dia.

Mesmo que esse corte garanta uns quilinhos a menos na balança, especialistas alertam, que a falta de alguns nutrientes no organismo pode gerar inúmeros prejuízos, incluindo, um resultado contrário do esperado.

Isso acontece, porque o organismo ao ser privado de um tipo de alimento acaba interpretando que está em uma situação de risco. Dessa forma, sua reação de defesa abrange desde a redução da taxa metabólica ao aumento do apetite, a fim de preservar suas fontes de energia, resultando em um efeito rebote.

Além disso, outras consequências estão relacionadas à restrição alimentar, como por exemplo, ocorrências de estresse emocional, ansiedade, compulsões alimentares e até anemia.

Para fugir dos prejuízos ocasionados por uma dieta restrita e ainda sim, garantir uma perda de peso saudável, especialistas orientam a priorizar uma alimentação flexível.

Alimentação flexível

photo-1524678516592-b3fbf8938717
Banco de Imagens: Unsplash

A alimentação flexível é exatamente o contrário da dieta restritiva. Nela o indivíduo é estimulado a comer um pouquinho de tudo, contanto, que não ultrapasse o déficit calórico do dia.

O déficit calórico pode ser calculado durante uma avaliação nutricional, a fim de adequar a quantidade de calorias consumidas ao longo do dia aos objetivos de emagrecimento ou ganho de massa magra.

Diante disto, o profissional elabora um cardápio contendo as calorias de todos os alimentos, a fim de que o paciente possa acompanhar se já atingiu a meta ou não, com também, quais são as alternativas mais adequadas a sua proposta.

Dessa forma, até docinhos são liberados, mas tudo com moderação. Já que a alimentação flexível prega que é melhor comer um quadrado de chocolate por dia, do que a barra inteira no final de semana.

Assim, o organismo não se sente privado e até a mente não sofre, já que a vontade de determinados “alimentos proibidos” pode ser gatilho para compulsões.

A tecnologia em prol da alimentação

photo-1541696500-8de3a3063c9b
Banco de Imagens: Unsplash

Além do acompanhamento médico ou nutricional, outra estratégia que pode complementar a reeducação alimentar é o uso de aplicativos.

Há diversas plataformas que ajudam a garantir uma alimentação mais equilibrada e flexível, seja contando as calorias consumidas ao longo do dia, como também, sugerindo opções mais saudáveis que irão suprir as necessidades do organismo, como por exemplo:

  •  MyFitnessPal
  •  Dieta e Emagrecer
  • Macros
  • FatSecret

Apesar disso, é importante destacar que sem restrições, como também, compulsões, a melhor forma de conduzir uma boa alimentação é seguir a capacidade intuitiva alimentar, ou seja, atender aos sinais de fome e saciedade do organismo.

Ademais, a associação de outros hábitos saudáveis à alimentação equilibrada, pode potencializar ainda mais os resultados. Para isso, nada melhor do que integrar à prática de atividades físicas na rotina, inclusive, reduzir costumes prejudiciais como consumo exagerado de álcool e tabaco.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.