Dicas de como escolher a área profissional adequada para você

Escolher uma área profissional não é nada simples, especialmente quando é necessário determinar que graduação ou curso técnico fazer. Ademais, a maioria das pessoas precisam fazer isso quando ainda são jovens, quando as dúvidas são ainda maiores.

Por esse motivo, apresentamos algumas dicas que podem ajudar você a escolher a área mais adequada. Confira o que você deve levar em consideração!

Identifique as suas preferências

Para escolher a área profissional mais adequada a você o primeiro passo é analisar suas preferências. Aqui o mais relevante não é o que seus pais pensam, ou o que dizem sobre o mercado de trabalho das diversas áreas. No primeiro momento, você precisa fazer o exercício de buscar na sua experiência de vida, inclusive a escolar, o que você mais gosta de fazer. Assim, você deve priorizar as áreas do saber nas quais seu perfil mais se encaixa.

Foque nas suas habilidades

Após identificar as áreas das quais você mais gosta é hora de analisar as suas habilidades. Não basta apenas gostar da área, mas também ter habilidades exigidas para os profissionais que devem atuar nessa área. Desse modo, é preciso buscar as habilidades que poderão indicar em que área você terá mais facilidade de atuar.

Determine prioridades

Além disso, é preciso estabelecer prioridades. O que você precisa? Maiores salários? Menos tempo em campo? Possibilidades de mudar de cidade trabalhando? Você precisa se fazer perguntas como essa e observar quais são as suas prioridades profissionais. Assim, você deve analisar o que é mais importante para você em uma profissão e estabelecer áreas profissionais ofertem o que você precisa.

Pesquise a fundo

Para encontrar uma área profissional que você goste realmente, que seja boa para o aproveitamento de suas habilidades e que oferte o que é prioridade para você, é preciso pesquisar. São diversas as áreas profissionais atualmente e cada uma delas tem diferentes eixos de atuação profissional. Então recomendamos uma pesquisa completa considerando sempre os três pontos abordados acima.

Estabeleça contato com a área

Por fim, ao seguir as dicas acima, você terá reduzido bastante o número de opções. Assim, terá que escolher entre as poucas opções que se encaixaram aos requisitos. Quando o número de opções for mais restrito, será mais difícil de escolher a área, então você precisará entrar em contato com a área e ver como as coisas funcionam na prática para os profissionais. Desse modo, o ideal é buscar pessoas que atuem nas áreas escolhidas por você e ouvir o que elas têm a dizer sobre o mercado de trabalho, as dificuldades de atuação, e também os benefícios.

Ao seguir essas cinco dicas você estará mais perto de escolher a área profissional mais adequada à você.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui seu comentário!

Confira Escrita acadêmica: 5 dicas para melhorar o seu texto.
Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.