Física: 5 temas que sempre caem no ENEM

Confira as matérias de Física que costumam ser cobradas com constância no Exame Nacional do Ensino Médio

Física é uma das matérias com mais temas a serem estudados para o ENEM e demais vestibulares. Contudo, há determinados assuntos que costumam cair mais do que outros especificamente no Exame Nacional do Ensino Médio.

Você acha a disciplina fácil ou tem dificuldades? De qualquer forma, ao se preparar para a avaliação, deve-se investir tempo estudando-a. Afinal, qualquer acerto a mais pode significar notas melhores e, assim, oportunidades maiores de ingressar na graduação.

Selecionamos os cinco temas de Física mais cobrados para você ter uma ideia do que estudar. Confira!

1. Mecânica

Uma das maiores áreas da física, trata do movimento e repouso de corpos, sob ação de força ou não. De acordo com os especialistas em ENEM consiste no tema mais recorrente na prova. Capriche no estudo dos três campos que compõem a mecânica: cinemática, dinâmica, assim como estática.

Leia um post sobre isso – Leis de Newton: Entenda cada princípio e se dê bem no ENEM

2. Eletricidade

Guarde essas temáticas: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. Estude-as para ir bem em questões de Física do ENEM, normalmente relacionadas a situações cotidianas, como por exemplo o consumo e a geração de energia, represas, assim como hidrelétricas.

3. Ondulatória

A ondulatória também aparece sempre no ENEM. Essa matéria, a saber, aborda as pulsões recorrentes ocorrendo no ambiente com regularidade. Podem surgir em questões, por exemplo, sobre ondas do mar, eletromagnéticas, entre outras.

4. Termodinâmica

Não há como deixar a termodinâmica de fora de seus estudos de física. Esse campo estuda a troca de calor, ou seja, energia térmica passada de um corpo ou uma área para outra. Além disso, analisa a diferença de temperatura e pressão que existe, a transformação de energia em trabalho, etc.

5. Óptica

Por fim, pode-se citar a óptica, ramo da física que estuda as ondas de luz, consideradas planas. São abordadas quais as frequências, assim como os comprimentos dessas ondas. As questões do ENEM podem trazer assuntos relativos aos fenômenos associados à luz.


Essas são somente algumas sugestões para você poder estudar sobre Física.

Também há um post interessante para te ajudar nessa matéria: Física no ENEM: Macetes para decorar as principais fórmulas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.