5 profissões para quem gosta de ler e escrever

Ao terminar os estudos do Ensino Médio, muitos ficam na dúvida sobre qual caminho profissional seguir, especialmente no momento de escolher um curso no ensino superior. Nesse sentido, apresentamos dicas de profissões para quem gosta de ler e escrever.

Se você é essa pessoa, está no lugar certo! Veja nossa lista e analise se alguma dessas profissões te agrada.

1. Professor

Nem sempre a pessoa que gosta de ler e escrever quer se tornar um escritor de livros ficcionais, mas há diversas outras profissões nas quais esses dois hábitos podem ser bem explorados. Nesse sentido, a profissão de professor pode ser uma boa opção, pois exige muita leitura.

Além da leitura, os professores também trabalham bastante com a escrita na produção de conteúdos para os seus alunos e essa escrita varia de acordo com a área da educação escolhida, podendo ser criativa, além de técnica.

2. Advogado

A escrita técnica nos leva a nossa segunda dica: a área do direito. Os advogados também precisam ler muito, especialmente documentos técnicos. Além de conhecer as leis, os advogados devem utilizar em sua escrita formal e técnica, argumentos para convencer as pessoas sobre o seu parecer.

Essa profissão é ótima para aqueles que preferem a escrita formal à criativa, pois os advogados são responsáveis por redigir documentos de defesa ou de acusação, ou seja, deve produzir o material utilizado nos seus casos de foma técnica. Nesse sentido, advogados têm como parte do seu trabalho a leitura e a interpretação de autos, defesas e acusações.

3. Roteirista

Já a profissão de roteirista é para aqueles que gostam da escrita criativa. Haja criatividade para juntar as ideias e colocar no papel em formato de roteiro, seja ele para novela, série, cinema, teatro ou rádio!

Os textos escritos por esse profissional envolvem elementos como personagens, espaço físico e temporal, diálogos e muitos outros aspectos que devem ser trabalhados em cenas. Desse modo, o roteirista pode criar um texto completamente original ou pode criar um roteiro adaptando a obra de outra pessoa, acolhendo dicas de sua equipe de trabalho, por exemplo.

4. Jornalista

Para aqueles que gostam de leituras mais informativas, há a profissão de jornalista. Os jornalistas são responsáveis por levar informação às pessoas, seja através de jornal impresso, tv, rádio ou plataformas digitais.

Essa profissão se insere na área da comunicação social e os tipos de textos que devem ser escritos por esse profissional podem ser muito diversificados, assim, podem ser simples, diretos, ou longos, complexos, repletos de informações que o profissional investigou etc. Vai depender muito da especialização do profissional e da empresa para a qual ele trabalha.

5. Redator

A profissão de redator é para aqueles que gostam de escrever sobre tudo! Nessa profissão você pode escrever todo tipo de texto, dos mais curtos aos mais longos, assim você poderá redigir textos para sites, para redes sociais, anúncios, banners, newsletters, intranets, e-books e muito mais.

O redator deve sempre analisar a proposta do texto, seu público-alvo e pesquisar sobre o que deve escrever para atingir o objetivo proposto com a abordagem adequada.

E aí? Curtiu nossas dicas? Deixe seu comentário.

 

Veja também Dicas: Melhore suas chances de conseguir emprego na quarentena.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/saiba-como-aperfeicoar-o-seu-curriculo/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.