Dicas para o direcionamento do candidato na entrevista de emprego

O direcionamento assertivo do candidato na entrevista de emprego é fundamental o seu sucesso profissional. Veja dicas relevantes!

Dicas para que o candidato se direcione assertivamente durante a entrevista de emprego

É fundamental que o candidato se direcione assertivamente durante a entrevista de emprego, no entanto, esse direcionamento pode ser um desafio. Sabemos que é importante que o candidato se direcione assertivamente, através das respostas dadas durante a entrevista de emprego. 

 Inclua suas habilidades e competências nas respostas

No entanto, a situação de estar sob avaliação pode ser um ponto de tensão, pois é necessário que o candidato inclua suas habilidades e competências nas respostas, assim evitando ficar aquém do seu potencial.

No entanto, para que essa inclusão ocorra de forma natural, o candidato deve se atentar a alguns pontos no que diz respeito ao seu comportamento, narrativa e assertividade.

Tenha cuidado com respostas sobre empregadores anteriores 

Pode ocorrer de muitos recrutadores deixarem o candidato à vontade para que ele possa falar o que realmente pensa sobre seus empregadores anteriores, porém, esse é um ponto de atenção para o candidato.

Ainda que você esteja em uma entrevista informal, é muito importante que você não reprove nenhum empregador anterior, ainda que tenha tido questões de relacionamento interpessoal. Sendo assim, coloque o foco em seus objetivos pessoais atuais e nas  mudanças ocorridas na empresa durante o seu período de atuação.

 A sua linguagem corporal requer atenção

Certamente, o seu corpo transmite uma mensagem por meio de gestos, fala e tom de voz. Por isso, é muito importante que você tenha atenção à sua linguagem corporal.

Por isso, evite cruzar braços e pernas, bem como, evite colocar objetos em seu colo como se você estivesse defendendo. Além disso, é muito importante que você mantenha contato visual com o seu entrevistador, tenha um firme aperto de mão e controle o seu tom de voz. Esse controle do seu tom voz ocorre naturalmente quando você presta atenção plena ao que está dizendo. 

A construção de sua narrativa

A construção da narrativa de um candidato é fundamental e, portanto, deve ocorrer de forma direcionada. Por isso, é necessário que o candidato analise o seu próprio currículo.

Conheça a cultura da empresa

A cultura da empresa é muito relevante para o direcionamento do candidato, por isso, é um fator que pode te ajudar por diversas vertentes.

Sendo assim, através da análise da cultura da empresa é possível direcionar várias respostas durante o processo seletivo. Bem como, é uma forma de se orientar quanto à sua vestimenta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.