Dicas para estudar melhor sozinho

Os preparativos para um exame de vestibular é um dos fatores que mais causa ansiedade nos estudantes. O grande volume de conteúdos e a pressão para obter bons resultados costuma tirar o sono de muitos.

Por isso, ter alguém por perto para ajudar a tirar as dúvidas costuma ser um bem útil. No entanto, ter autonomia para criar e aplicar sua própria rotina de estudos também é bastante proveitoso. Confira abaixo algumas dicas para estudar melhor sozinho.

Como estudar sozinho?

A primeira dica é montar um cronograma personalizado. O planejamento deve levar em conta as demandas diárias e se encaixar de forma realista na sua rotina. Para que o planejamento tenha sucesso, defina metas, dias e horários específicos para cada disciplina.

Não abra mão de um bom tempo para descanso. É uma ilusão pensar que passar horas ininterruptas na frente dos livros vai trazer algum resultado positivo. Muitos estudantes cometem o erro de não fazer pausas ou breves intervalos. A vantagem disso é que os estudos rendem mais e o conteúdo é melhor assimilado. Nesse sentido, uma estratégia é agendar pausas de 10 ou 15 minutos a cada 50 minutos estudados. 

Outra maneira prática de estudar sozinho é através dos resumos e fichamentos. Eles ajudam na fixação dinâmica das informações. Além disso, resolver exercícios de revisão e praticar através de simulados e provas antigas costuma ser bem produtivo. Desse modo, é possível revisitar seus erros e acertos e definir quais pontos merecem mais atenção.

A principal vantagem é sem dúvidas poder estudar no seu ritmo e sem cobranças excessivas por parte de outros colegas. A pressão de terceiros afeta de modo negativo o processo de aprendizado. É preciso estar tranquilo e focado para que tudo ocorra bem. Nesse caso, estar sozinho costuma ser a melhor opção.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.