Dicas Para Economizar e Planejar Uma Poupança

O desafio de economizar e planejar uma poupança 

Economizar  dinheiro para uma poupança pode ser um desafio para muitas pessoas. No entanto, é completamente possível mudar seus hábitos financeiros e direcionar valores através de um planejamento financeiro pessoal.

No entanto, você precisa se comprometer com seu processo e entender que nem tudo ocorre de forma linear. Uma vez que você deverá ajustar os seus hábitos de consumo para que viabilize uma poupança e consiga atender às suas demandas imediatas.

O direcionamento sua vida financeira em longo prazo

Todavia, esse desafio pode ser bastante resolutivo em longo prazo. Haja vista que essa é uma maneira de direcionar sua vida financeira e otimizar seus processos de maneira positiva.

 Primeiramente, você precisa ter um mapeamento de sua situação financeira atual. Sendo assim, separe os seus custos fixos e variáveis.

Categorize os custos fixos

São custos fixos os valores referentes a manutenção de sua rotina. Sendo assim, os custos fixos, de uma forma geral, são as contas referentes ao fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone etc. Bem como, o plano de saúde e outros custos inerentes à sobrevivência.

Analise os custos variáveis 

São custos variáveis todos os demais, já que podem ser analisados para que você verifique a possibilidade de mudar seus hábitos e alterá-los.

No entanto, essa análise deve ser feita de forma gradual para que você consiga levar o planejamento financeiro em longo prazo.

Trocas inteligentes e as mudanças de hábitos de consumo

 Sendo assim, você pode realizar pequenas trocas, como trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Bem como, você pode realizar a troca da sua conta bancária tradicional por uma conta online em uma fintech, já que são muitas as opções que o mercado financeiro atual disponibiliza para que o cliente fique isento de taxas e tarifas.

 Além disso, você pode verificar em seus hábitos de rotina o que pode ser modificado. Por exemplo, se você é uma pessoa que costuma pedir muito delivery, pode ser importante que diminua a frequência e direciona esses valores para sua poupança.

Bem como, verifique produtos em excesso que estejam em bom estado para que você possa vendê-los pela internet.

Questione suas compras 

 Além disso, aprenda a questionar o seu hábito de consumo, ou seja, toda vez que você for adquirir algo questione se é mesmo necessário esse produto. Caso realmente seja uma necessidade, questione a si mesmo se tal produto deve ser comprado agora. Pois, dessa forma, aos poucos irá adquirir o hábito de planejar o seu consumo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.