Dicas para começar a ler mais – Veja aqui!

Neste conteúdo, você verá 5 dicas para começar a ler mais e assim começar a incluir essa prática na sua rotina. Afinal, não é de hoje que ouvimos falar que a leitura “abre portas” e é capaz de nos promover muitos benefícios, tanto para a saúde mental, quanto para a nossa vida profissional, acadêmica, etc.

Por conta disso, trouxemos sugestões que podem ser um ponto de partida para essa missão de melhorar o hábito de leitura. Acompanhe e saiba mais!

5 dicas para começar a ler mais

A leitura é capaz de nos auxiliar na hora de desenvolvermos a empatia, o vocabulário, a visão de mundo, o intelecto, etc. Por isso, ela tende a ser tão valiosa nos ambientes de trabalho e estudos. Porém, sabemos que nem sempre as pessoas conseguem criar o hábito de ler com frequência, e isso pode se tornar um impeditivo para aprendizagens importantes.

Sendo assim, considere as nossas dicas para começar a ler mais e vamos juntos investir nessa prática tão incrível!

1. Encontre o que você gosta de ler

Um ponto importante que deve ser analisado é o tipo de conteúdo que você gosta de ler. Muitas vezes, as pessoas associam a leitura a algo chato e sem prazeres envolvidos. Porém, a verdade é que você deve encontrar temas que despertem a sua curiosidade e o seu interesse.

Para isso, comece a explorar diferentes leituras, gêneros de livros, etc. Assim você poderá encontrar alternativas que mais chamem a sua atenção.

2. Comece com textos e livros mais curtos

Não queira ultrapassar o seu desenvolvimento de uma forma “forçada”. Se você não tem o costume de ler, considere a possibilidade de iniciar por livros e textos que sejam mais curtos. Assim, à medida que o hábito da leitura começa a entrar na sua rotina, você pode começar a se desafiar para aumentar a quantidade de texto consumido.

3. Ande sempre com um livro na bolsa

Ter um livro na bolsa pode ser uma das principais dicas para começar a ler mais que você verá hoje. Afinal, você poderá aproveitar o momento no ônibus para ler um pouquinho, ou ler enquanto estiver esperando por alguém em algum encontro. Enfim!

Quando você se der conta, poderá estar lendo mais do que o costume.

4. Leia em momentos diversos

E por falar em ler mais do que o costume, considere ler em momentos diversos, de acordo com o que citamos acima. Isto é, se você está esperando o frango assar no forno, por que não ler enquanto aguarda na sua cozinha?

Claro que este é apenas um exemplo, mas o que estamos querendo dizer é que você não precisa ler exatamente no mesmo horário, todos os dias, de forma rígida. Você pode incluir a leitura em diversos momentos livres do seu cotidiano, melhorando esse hábito tão incrível.

5. Crie metas de leituras diárias

Que tal criar metas para desenvolver ainda mais a sua leitura? Pode ser metas de capítulos ou páginas, por exemplo. Os critérios você mesmo pode escolher.

E lembre-se de comemorar sempre que atingir uma meta importante, hein? Pois isso poderá lhe ajudar a aumentar ainda mais a motivação na hora de ler.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.