Dicas essenciais para ser mais criativo

Separamos, neste conteúdo, 5 dicas essenciais para ser mais criativo. Queremos que você comece a explorar novas possibilidades dentro de si mesmo, buscando se desenvolver para atingir novos patamares, a cada dia.

Para isso, acompanhe o conteúdo a seguir e comece a incentivar a sua mente! Confira!

5 dicas essenciais para ser mais criativo

As nossas dicas essenciais para ser mais criativo são bastante simples, mas precisam ser colocadas em prática diariamente. Ou seja, os estímulos cerebrais devem ser constantes, e não pontuais. Caso contrário, a criatividade dificilmente será alcançada.

Outro ponto importante que devemos ter em mente, é que a criatividade pode sim ser estimulada. Ninguém nasce super criativo, como também ninguém nasce sem criatividade e sempre será pouco criativo. Mas sim, é possível estimular a sua criatividade, desde que isso seja feito de maneira constante.

A seguir, portanto, você verá as 5 dicas essenciais para ser mais criativo que separamos para você:

1. Não se feche no “seu mundo”

Uma grande erro que muitas pessoas acabam cometendo, mesmo sem perceber, é o de “se fechar em seu próprio mundo”. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que uma das dicas essenciais para ser mais criativo é justamente “quebrar a sua bolha”, das seguintes maneiras:

  • Ouvindo músicas diferentes dos estilos que você costuma ouvir.
  • Frequentando locais menos interessantes para você.
  • Observando mais o que as outras pessoas fazem.
  • Lendo livros diferentes dos gêneros que você ama.
  • Assistindo filmes mais alternativos e diversos.
  • Apostando em séries que não contenham tantos clichês.
  • Viajando para locais diferenciados.
  • Caminhando em ruas da sua cidade que você nunca caminhou.
  • Comendo e experimentando pratos mais exóticos e diferentes.
  • E assim por diante.

Basicamente, você precisa fazer com que os outros “mundos” também sejam explorados pela sua mente.

2. Busque viver novas experiências e sensações

Essa dica fica lado a lado com a dica anterior, afinal, estourar a bolha é, automaticamente, viver novas experiências e sensações.

Porém, você também pode levar isso ao pé da letra: viva novas sensações no paladar, enxergue coisas novas, ouça algo diferente, sinta texturas, enfim!

Quanto mais você exercita o seu cérebro para que ele capte e decodifique novas informações, mais repertório criativo ele terá.

3. Não se ancore na primeira ideia que vier à mente

Quando você estiver pensando em algo que precisa ser solucionado, não se ancore apenas na primeira ideia que vier à mente.

Mas sim, tente forçar um pouco mais a sua mente, pensando em outras soluções e anotando-as, mesmo que no começo elas pareçam não fazer sentido.

Acredite, mais tarde elas podem fazer!

4. Saiba escutar as outras pessoas

Escute ativamente o que as outras pessoas têm a dizer. Essa é uma das principais dicas essenciais para ser mais criativo! Afinal, escutando você aprende, conhece, vive experiências, lida com algo novo, enfim… E assim, cria um repertório no seu cérebro.

5. Faça atividades que estimulam o cérebro

Quebra-cabeça, jogo da memória e tantas outras atividades lúdicas também podem lhe ajudar a ser mais criativo. Faça o teste e experimente os resultados de médio e longo prazo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.